DevSecOps

31 jan, 2013

Dica LibreOffice: Registro de dados do usuário em documentos

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É muito comum quando os usuários trocam documentos, querer saber quem foi o criador do documento e até mesmo quem foi o último a fazer a alteração no conteúdo. Infelizmente, nem todos têm a prática de registrar os seus dados no aplicativo, de forma que todo documento gerado, será registrado com o usuário que criou/alterou o documento. Vale ressaltar que isso não é uma particularidade do LibreOffice; em outras suites de escritório existe o mesmo recurso, mas a maioria dos usuários não usam.

Nessa dica, veja como é fácil fazer essa configuração e como isso facilita o trabalho no dia a dia. Obviamente tem gente que dirá que não usará esse recurso, pois não quer ser rastreado em caso de erro, mas posso garantir que em informática, quando se trabalha em rede, tudo se sabe.

Um exemplo de documento que foi gerado e não se sabe quem criou e muito menos quem alterou, veja:

figura1

Configurando o LibreOffice com os dados do usuário:

Acesse o menu FERRAMENTAS ▶ OPÇÕES

figura2No item LibreOffice, sub-item Dados do usuário, nos campos nome e sobrenome, preencha os seus dados. Clique no botão OK para confirmar.

figura3

Pronto, a partir de agora todo documento criado em sua máquina ficará registrado o nome e sobrenome.

Para verificar as propriedades do documento, acesse no menu ARQUIVO ▶ PROPRIEDADES, aba GERAL.

figura4

Observe como é importante e produtivo você ver as informações das propriedades do documento:

  • É possível ver o Criador do arquivo, data e hora que foi criado;

  • É possível ver quem foi o último a modificar o arquivo, data e hora que foi modificado;

  • É possível ver a última impressão do arquivo, quem foi, data e hora da impressão;

Quer coisa melhor do que isso? Obter todas as informações na tela sem precisar incomodar o helpdesk.

Boa leitura!