Todos nós sabemos que a Microsoft sempre focou no mercado de softwares desde o início de sua existência. Haja coração para tantos softwares e updates diários. E hoje venho trazer um software, mais especificamente uma IDE (ambiente integral de desenvolvimento), lançando há pouco tempo no mercado e que já tem chamado bastante atenção dos desenvolvedores web.
A IDE é apelidada como Microsoft Visual Studio Code e se você conhece o Microsoft Visual Studio, vai falar “poh, Léo! Mas isso já existe, não?”. Com certeza existem muitas similaridades e no início imaginei a ferramenta como uma extensão do MVS. A diferença real é que a Microsoft quer buscar um nicho bem específico de desenvolveres web, fato que é comprovado mediante algumas características da ferramenta:
- Qualquer linguagem, ou sistema operacional (disponível em Mac OS X, Linux e Windows) oferece suporte a 30 linguagens de programação;
- Otimizado para a Web moderna (Depuração integrada de aplicativos ASP.NET 5 e Node.js);
- Produtividade centrada em código (Compreensão e criação de código inteligentes);
- Simplificação poderosa (Um editor de primeira classe simples e personalizável, centrado no teclado).
Sem falar nas inúmeras “extensions” que já estão sendo criadas para a ferramenta. Em todos os benchmarks que realizei, a plataforma se mostrou extremamente produtiva e de alta performance. Mas e para você? Acha que o MVSC tem poder para concorrer com os gigantes, como Dreamweaver, SublimeText, Brackets, Webstorm e outros?