DevSecOps

1 set, 2009

Avvisa – aproveitando todos os recursos

Publicidade

Tenho o maior prazer de trazer para vocês, em primeira mão, um artigo para apresentar o Avvisa, mostrando, também, como utilizar e aproveitar melhor os recursos desse serviço que foi lançado em agosto. Fiz parte do desenvolvimento do projeto, que é da Fivecom, empresa onde trabalho.

Antes de começar a mostrar o funcionamento e os recursos, vamos conhecer o serviço.

O que é o Avvisa?

O Avvisa é um serviço que permite ao usuário ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo televisivo, sem a necessidade de ficar buscando na internet e no jornal o que está para acontecer e/ou anotando em post-it o dia do seu programa preferido.

O serviço, gratuito nos primeiros 30 dias de uso, permite ao usuário programar lembretes de programação, que serão enviados por meio de mensagens SMS.

Agora que vocês já sabem o que é Avvisa, vamos ver como utilizar o serviço e aproveitar os seus recursos. Praticamente tudo pode ser feito via web ou SMS,

Assinatura

  • Via web

Para assinar o serviço via internet basta acessar o site do serviço e preencher o formulário, como mostrado na imagem abaixo.

O Avvisa está funcionando exclusivamente com a operadora Claro, mas nos próximos dias será liberado para uso para as operadoras Vivo e Oi.

Algumas operadoras possuem uma mecânica diferente na forma do cadastro. A Claro, por exemplo, envia um PINCODE e você deve digitá-lo no campo Código, no formulário. Já a Vivo não usa o PINCODE, ela envia um SMS para o número cadastrado solicitando a confirmação do cadastro através de resposta à mensagem com a letra “S”. A mensagem de confirmação pode levar cerca de 1 a 2 minutos para ser enviada ao celular cadastrado.

  • Via SMS

A assinatura via SMS é muito simples, basta enviar um SMS para o número 72297 com a palavra ASSINAR, em instantes você receberá uma mensagem de confirmação do cadastro e boas-vindas. Após fazer o cadastro, você já pode começar a solicitar os lembretes de programação.

Cancelamento da assinatura

  • Via Web

Para cancelar sua assinatura, basta acessar a seção Meus Lembretes, clicar na opção Cancelar assinatura e confirmar o cancelamento. Em instantes você receberá um SMS informando que sua assinatura foi cancelada e, a partir deste momento, você não será mais cobrado pelo uso do serviço.

Após fazer o cancelamento da sua assinatura você ainda continuará tendo acesso ao Avvisa, podendo acessar a seção Meus Lembretes, porém não poderá solicitar lembretes, até que faça a renovação do serviço.

  • Via SMS

Você só precisa enviar um SMS para 72297 com a palavra SAIR e em receberá uma mensagem informando que a assinatura foi cancelada, nada mais do que isso.

Renovação da assinatura

  • Via Web

O processo de renovação via web segue o mesmo processo do cancelamento, uma vez que, ao cancelar a assinatura, a opção Cancelar Assinatura é substituída por Renovar Assinatura.

  • Via SMS

Simples como respirar. Basta enviar um SMS para 72297 com a palavra RENOVAR e sua assinatura será renovada.

Solicitando um lembrete

  • Via Web

Para solicitar um lembrete através do site do serviço, é preciso que você esteja autenticado, por isso será necessário preencher os campos de e-mail e senha, conforme mostra a imagem abaixo.

Após ser autenticado no sistema, você estará apto a solicitar lembretes através do site do serviço.

Em todas as páginas do site onde existirem informações sobre os programas, você verá uma combo como esta:

Basta clicar nela e escolher quanto tempo antes do programa começar você deseja receber o lembrete. Para facilitar, o lembrete de todos os programas solicitados ficam com a combo “bloqueada”, evitando que a mesma solicitação seja feita mais de uma vez.

Os lembretes solicitados e os lembretes enviados poderão ser vistos na seção Meus Lembretes, que veremos mais à frente.

  • Via SMS

Basta enviar um SMS para o número 72297 com o “código Avvisa”, que é o código do programa. Veja na imagem abaixo como localizar o código Avvisa no site.

Na hora de enviar o pedido de solicitação de lembrete via SMS é preciso ficar atento ao código Avvisa, pois é gerado um código diferente para cada exibição do programa, o que faz com que o código seja único.

Cancelando lembretes

Com a mesma facilidade que você solicita um lembrete, você também pode cancelar o mesmo, seja qual for o motivo. Para isso, basta acessar a seção Meus Lembretes e na lista de lembretes solicitados clicar na opção cancelar que aparece logo à frente do nome do programa.

O cancelamento de lembretes só pode ser feito via web, mesmo que o lembrete tenha sido solicitado via SMS.

Meus Lembretes

A seção Meus Lembretes é a área do site onde estarão as suas informações: dados pessoais, foto, lembretes solicitados e enviados e comunidades de que participa. Nessa seção você também pode cancelar e renovar a sua assinatura.

Personalizando a Grade de Programação

Os usuários do serviço podem personalizar a Grade de Programação, fazendo com que ela exiba somente os canais desejados. Para isso, basta clicar em “personalize sua grade de programação”, que fica na capa do site, e em seguida marcar e desmarcar os programas conforme a sua necessidade e gosto. Veja na imagem abaixo o modo de personalização da grade.

Comunidades

O Avvisa possui um sistema de comunidades, uma forma para que os usuários do serviço possam interagir entre si. Cada programa possui a sua comunidade, e qualquer usuário cadastrado e com o serviço ativo poderá participar de quantas quiser. Para participar de uma comunidade basta acessar a página do programa e clicar no botão “participar desse grupo”, como mostra a imagem abaixo.

Se em determinado momento você quiser sair da comunidade é só acessar a seção Meus Lembretes e, na área Comunidades, localizar a comunidade que deseja cancelar a participação e clicar em cancelar.

Indicando amigos

Quando um serviço é realmente útil, todos nós gostamos de indicar para os nossos amigos. E pensando nisso o Avvisa possui uma ferramenta que possibilita a você enviar um convite para os seus contatos de e-mail junto com uma pequena mensagem. Para utilizar este recurso vá até a seção Meus Lembretes e clique no link indicado.

Após clicar, você será direcionado para a página onde escolherá o seu servidor de e-mail (não são todos os serviços que podem ser utilizados, por enquanto), entrará com o seu e-mail e a senha, lembrando que esses dados não são armazenados pelo sistema, e em seguida clicará em Buscar Amigos.

O sistema vai apresentar uma lista com todos os contatos de e-mail do servidor indicado e você poderá escolher para quais, ou todos, quer enviar a indicação, de forma simples e rápida.

Sistema de buscas

Existem dois sistemas de busca. O primeiro é o padrão, onde basta você inserir o termo desejado no campo de busca e clicar em Buscar, os resultados serão gerados logo em seguida.

O segundo é um sistema diferenciado, onde você faz a busca através da própria URL. Para utilizar este sistema basta inserir na barra de endereço do seu navegador a URL do Avvisa junto com o termo a ser pesquisado, conforme o exemplo abaixo.

http://avvisa.tv/cqc

Dessa forma o sistema vai localizar todas as exibições do programa desejado e exibir na tela, em uma página muito semelhante à página do programa, veja na imagem abaixo.

URL Curta

Com o grande crescimento das redes sociais e principalmente do Twitter, é cada vez mais necessário usar um link pequeno para poder publicar um conteúdo na rede. Pensando nisso, o Avvisa disponibiliza uma URL curta para cada exibição do programa, para que você possa divulgar nas redes sociais com poucos caracteres.

Essa URL é composta pela URL do serviço mais o código Avvisa, veja o exemplo: http://avvisa.tv/88120

Outros recursos

O Avvisa ainda conta com um blog (blog.avvisa.com.br) onde são publicadas dicas de uso, filmes, trailers, notícias sobre programas e audiência ente outros assuntos relacionados à programação de TV.

A programação disponibilizada no Avvisa pode ser acompanhada através do Twitter (@avvisa), onde são “twittados” os programas mais relevantes do dia entre outras informações sobre cinema, TV, esportes e etc

Para quem utiliza o Orkut, há uma comunidade para troca de informações e sugestões com os usuários.

Em breve vou publicar um novo artigo falando sobre o uso do Avvisa no iPhone e através de um aplicativo desktop desenvolvido pela equipe.

Aproveitem o Avvisa! Dúvidas ou sugestões, basta entrar em contato pelo e-mail contato@avvisa.com.br.