Neste artigo apresento o Projeto OpenSolaris da Sun Microsystems. Vou trabalhar basicamente em três aspectos:
- Apresentanndo o OpenSolaris
- Obtendo o DVD de instalação
- Instalação básica do OpenSolaris.
O que é o OpenSolaris
OpenSolaris é um projeto criado pela Sun Microsystems para criar uma comunidade de desenvolvedores em volta do sistema operacional Solaris. O projeto é baseado no código fonte do Solaris. Este projeto tem como base:
- Inovação
- Colaboração
- Extensão da tecnologia OpenSolaris
Entendendo o OpenSolaris e o SO Solaris
O SO Solaris da SUN continua sendo o SO comercial. Versões futuras do Solaris serão baseadas nas novas tecnologias do projeto OpenSolaris. Entenda que o OpenSolaris é o código base para o desenvolvimento do Solaris.
O projeto OpenSolaris consiste em:
- Disponibilizar o código fonte do OpenSolaris.
- Comunidade de desenvolvedores
- E um website para colaboração. O site é este em inglês http://opensolaris.org/os/ – a versão em português está disponível em http://br.opensolaris.org/
No site http://br.opensolaris.org/ é possível obter detalhes sobre este projeto que tem por objetivo ser um dos SO mais utilizados no mundo e ser um rival ao Linux.
Fonte: http://www.theinquirer.net/en/inquirer/news/2007/09/04/open-solaris-is-a–linux-killer
Minhas impressões sobre o OpenSolaris
Bem, depois de dois meses de espera, finalmente chegaram os DVDs do OpenSolaris totalmente gratuito (mais detalhes no próximo artigo). A instalação foi bem simples igual a qualquer distro Linux. Se o usuário já sabe Linux no Modo Gráfico, não vai sentir dificuldades ao usar o OpenSolaris. Veja a ilustração:
OpenSolaris
Gostei muito do OpenSolaris. Acredito que será um projeto de grande sucesso.
Licença do OpenSolaris
O OpenSolaris usa uma licença criada especialmente para ele: a CDDL (Common Development and Distribution License). Ela é basicamente a Mozzila Public License (MPL). A CDDL difere em muitos pontos da GPL (General Public License), mas uma coisa que elas têm em comum é que se você pega o código do OpenSolaris e faz uma alteração, precisa disponibilizá-lo para a comunidade. O que nós fazemos de diferente é que se você decide escrever o seu arquivo e quer usá-lo com o OpenSolaris, você pode licenciá-lo sob qualquer licença, com exceção da GPL, que não tolera o uso combinado com nenhuma outra licença. A diferença fundamental entre a GPL e a CDDL é que esta última oferece a chance de escolher se você quer ou não abrir suas inovações.
Conclusão
O projeto tem grandes chances de sucesso por ter uma empresa do porte da Sun por trás colocando todo o conhecimento UNIX no seu projeto e a experiência em outros projetos como o Java, StarOffice.. Outro fator é por está disponível para toda a comunidade de desenvolvedores. Sabemos hoje o poder da comunidade, onde temos o exemplo do Linux. Até o próximo artigo.







