Estes dias, trabalhando na rede de um cliente, precisei alterar a velocidade de negociação de uma placa de rede pra melhorar a conectividade de um link via rádio. E dai surgiu a pergunta: será que consigo fazer isso no Linux? Mas é claro!
Vamos lá…
No Linux, as ferramentas mii-tool e ethtool permitem que um administrador de sistemas possa modificar/alterar e visualizar a velocidade de negociação de uma interface de rede. Mas o que são mesmo as velocidades de uma placa de rede? Leia esse artigo aqui que você vai entender melhor.
Dependendo do tipo de placa Ethernet que estiver instalada no seu sistema, você poderá precisar das ferramentas mii-tool ou ethtool. Eu recomendo a instalação de ambos.
Tarefa 01: Instalar as ferramentas mii-tool e ethtool
Se você estiver usando Debian, você pode instalar esses dois pacotes com o seguinte comando:# apt-get install ethtool net-tools. Se você estiver usando o Red Hat Enterprise Linux, você pode instalar esses dois pacotes com seguinte comando: # up2date ethtool net-tools. Se você estiver usando o Fedora, você pode instalar esses dois pacotes com seguinte comando:# yum install ethtool net-tools
Tarefa 02: Obtendo velocidade e outras informações da eth0
Digite o seguinte comando como usuário root:
# ethtool eth0
>> saída:
Settings for eth0: Supported ports: [ TP MII ] Supported link modes: 10baseT/Half 10baseT/Full 100baseT/Half 100baseT/Full Supports auto-negotiation: Yes Advertised link modes: 10baseT/Half 10baseT/Full 100baseT/Half 100baseT/Full Advertised auto-negotiation: Yes Speed: 100Mb/s Duplex: Full Port: MII PHYAD: 32 Transceiver: internal Auto-negotiation: on Supports Wake-on: pumbg Wake-on: d Current message level: 0x00000007 (7) Link detected: yes
Ou use o comando mii-tool da seguinte forma:
# mii-tool eth0
>> saída:
eth0: negotiated 100baseTx-FD flow-control, link ok
Tarefa 03: Alterar as configurações de velocidade para duplex
Vamos alterar a velocidade da nossa eth0 com o mii-tool. Vamos desabilitar a auto-negociação e forçar a velocidade 100baseTx-HD:
# mii-tool-F 100BaseTx-HD
Agora com a velocidade 10baseT-HD:
# mii-tool-F 10baseT-HD
Usando o ethtool:
# ethtool -s eth0 speed 100 duplex full
# ethtool -s eth0 speed 10 duplex half
Para tornar essas configurações permanentes, você precisa criar um script e colocá-lo para iniciar com o sistema. Copie-o para /etc/rc.local (Red Hat ) ou /etc/init.d/ se estiver usando o Debian (Ubuntu), e rode o comando abaixo como roto:
# update-rc.d nome-do-script defaults