DevSecOps

28 ago, 2015

7 maneiras de alavancar seus dados de TI

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Dados, dados e mais dados. É tudo o que ouvimos atualmente. Por todos os lados, as empresas estão falando hoje sobre seus desafios com a forma de recolher, preparar, analisar e visualizar vários tipos de dados complexos. Pela maneira que você os ouve falar, poderia pensar que os dados são ouro. Bem, na verdade, os dados são um trunfo importante, e esses fluxos de informação são facilmente equiparados a grandes oportunidades de ROI se puderem levar mais clientes para as empresas.

A maioria das companhias se concentra nos dados de “front-end”, ou no tipo de dados que irá influenciar ações e comportamentos dos clientes em relação às suas marcas, produtos e serviços. Mas há um outro lado para o jogo de dados no qual você realmente precisa prestar atenção caso queira maximizar sua eficiência de negócios e receita, e não está no “front-end”. Trata-se da enorme quantidade de informação que é gerada nos bastidores, especialmente sob a forma de filas de mensagens, dados de sensor, dados de GPS e dados de registro (logs de aplicativos, logs de ponto de venda, logs de servidor, logs de máquinas virtuais, dados da web, logs de proxy etc.).

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Esse vasto depósito de informação é chamado de “dados de máquina”, e está se tornando cada vez mais valorizado como fonte de ideias-chave de negócios. A rápida expansão da Internet das coisas e do M2M (máquina a máquina) é alimentada por esse tipo de dados, e as empresas estão sendo duramente pressionadas a encontrar maneiras de capturar e utilizar esse tesouro de ideias ocultas. Na verdade, o IDC prevê que os dados gerados por máquina irão aumentar 42% em 2020, acima dos 11% estimados em 2005.

Como sua organização de TI tem alavancado dados gerados por máquina? Vamos explorar alguns exemplos de como você pode transformar seus dados ocultos em informações valiosas que podem gerar novas formas de ROI para a sua organização.

1. Dados clickstream

Um dado clickstream é o registro das telas que um visitante clica em seu site ao acessá-lo. Como o usuário clica em qualquer lugar na página da web ou aplicativo, os dados são armazenados. Os dados podem ser encontrados dentro do seu servidor web, roteadores, servidores proxy e servidores de anúncios. Se capturados e bem utilizados, esses tipos de dados podem fornecer informações valiosas sobre o comportamento dos clientes em relação à experiência do cliente, podem ajudar a impulsionar a colocação de anúncios em tempo real, e também podem ser usados para detectar abandono de carrinho.

2. Dados de sensores

A queda no custo dos sensores, chips RFID e a onipresença da tecnologia sem fio 3G e 4G levaram a um aumento dramático do volume de dados do sensor, e tornou muito mais eficiente para as empresas começarem a experimentar o tipo de dados operacionais que esses sistemas podem produzir. Exemplos incluem gestão de frotas, monitoramento de produtos, medidores e edifícios inteligentes, análise de um veículo para o seguro de carro com base em seu uso, e a lista continua.

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3. Registros de chamadas

Registros de detalhes de chamadas (Call Detail Records – CDRs) são dados que são específicos para uma determinada operação de telecomunicações, mas não são o conteúdo da transação. Eles podem fornecer informações úteis sobre o volume e a natureza das chamadas e outros metadados, tais como os números de telefone tanto de quem chamou quanto de quem recebeu a chamada, a hora de início e a duração da chamada. Essa informação pode ser capturada e usada por organizações para determinar problemas de qualidade do serviço e experiência do cliente, e é particularmente útil quando são unidas em tempo real com dados de GPS e localização.

4. IP Router Syslog

O equipamento de sua rede IP usa a formação dos logs do sistema para capturar o estado da conexão, informações de capacidade, informações de roteamento, alertas de falha, alertas de segurança e dados de desempenho de sua infraestrutura e do site. Quando essa informação é unida, consultada e processada ​​em tempo real, pode fornecer insights únicos sobre sua rede, e também levar a insights preditivos que ajudarão em previsões, análise do tempo de inatividade e na melhoria do desempenho global.

5. Logs de aplicação

Muitos servidores de aplicação geram arquivos de log em áreas como arquivos locais, log4j, log4net, Weblogic, WebSphere, JBoss, .NET e PHP. Todos esses dados fornecem uma visão crítica da TI sobre a aplicação e a sobre a operação e desempenho do servidor, mas também pode levar informações sobre a atividade do usuário e a detecção de fraudes.

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6. Familiarize-se com a Internet das Coisas

A crescente complexidade dos ambientes físicos, virtuais e em nuvem da atualidade, juntamente com a quantidade crescente de dados que vêm com a Internet das Coisas, vai significar um enorme ROI para as empresas que utilizam esses dados para melhorar suas infraestruturas e fornecer novas ofertas de serviços. Torne-se fluente em relação a Internet das Coisas através da revisão do gerenciamento de grandes quantidades de dados não estruturados, como ligar vários objetos juntos e, por último, como fazer com que os dados provenientes de tais sistemas façam sentido. Se você ainda não começou a desenvolver uma estratégia para a Internet das Coisas, agora seria o momento de começar a fazê-lo.

7. Serviços de localização utilizando Wi-Fi

Devido a Internet das Coisas, mais dispositivos do que nunca agora estão acessíveis online e permitir que as pessoas possam se comunicar com seus carros, geladeiras, fornos, torradeiras, e o que mais estiver conectado. Empresas inteligentes já possuem kits que fazem seus produtos tornarem-se inteligentes. Dispositivos Bluetooth e outros dispositivos baseados em localização Wi-Fi receberam grande atenção no ano passado. Simplificando, são dispositivos de baixa potência e seus transmissores de rádio de baixa frequencia podem alertar outros dispositivos da sua presença. A Apple já construiu esta tecnologia com iOS para que ele se comunique com sua rede de iBeacons, e os Beacons são utilizados para o posicionamento interior, fornecendo informações sobre o produto, ou então para a abertura de novos canais de engajamento de clientes, especialmente em locais onde o serviço de celular é irregular.

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Ralph Eck faz parte do time de colunistas internacionais do iMasters. A tradução do artigo é feita pela redação iMasters, com autorização do autor, e você pode acompanhar o artigo em inglês no link: http://www.monitis.com/blog/2015/06/29/7-ways-to-leverage-your-it-data/