Design & UX

1 abr, 2008

Usabilidade 101

Publicidade

Existem outros conceitos além da usabilidade que devem ser levados em conta no desenvolvimento de um website que visa atrair e manter seus usuários.

Nssa linha de atrair e manter, muito se tem falado sobre usabilidade, baseada no conceito e padrões da W3C. Para quem não sabe, W3C é um consórcio de empresas de tecnologia que sugere padrões e conceitos que buscam auxiliar no desenvolvimento de websites que possam ser acessados e visualizados por qualquer tecnologia ou pessoa, independente de hardware ou software utilizado.

Mas eu creio que a amplitude da discussão deve ser maior. Neste artigo eu defendo que outros fatores, além do acesso e visualização, devem ser levadas em conta, e podem ser decisivos na fidelidade do usuário, ainda mais quando estamos tratando de websites comerciais, aqueles que visam negócios.

Esses fatores são heurísticas, monitoramento, relacionamento e segurança.

Avaliação Heurística

Heurística pode ser definida como um conjunto de regras e métodos que levam a resolução de problemas. Portanto, no contexto website, essa abordagem trata da detecção e correção de erros de páginas.

É aplicada através de testes de navegação reais, monitorados, que garantem a correção de aproximadamente 80% dos problemas de navegação de um website.

Monitoramento

Para websites comerciais, é muito importante medir e gerenciar as atividades dos usuários durante a utilização do website.

O grande diferencial da internet com relação às outras mídias é a possibilidade de saber o que os usuários estão fazendo no website.

Esse monitoramento permite um melhor conhecimento de seus usuários e, portanto, um desenvolvimento de correções e funções voltadas especificamente para as necessidades do público que utiliza o website. Usuário satisfeito é usuário fiel.

Relacionamento

Essencial. Relacionamento com usuários deve ser parte fundamental na estratégia de um website.

Usuários querem e precisam ter um canal aberto para críticas, sugestões, elogios e dúvidas. Interações “one-to-one” são muito bem-vindas pelos usuários.

Mas cuidado! É preciso avaliar se a quantidade de canais de comunicação é suficiente e se esses canais funcionam dentro de parâmetros aceitáveis de resposta. Pior que não abrir o canal, e esquecer o mesmo aberto e sem resposta ao usuário.

Segurança

Websites que solicitam, exibem ou gravam dados de usuários devem desenvolver e aplicar uma política de segurança clara e rígida, totalmente em conformidade com normas de ética e boa conduta.

E essa política de segurança deve atender não só apenas o relacionamento com o usuário, mas também a forma como os dados são armazenados e utilizados pelo website.

É muito importante o usuário se sentir seguro. Confiança converte e mantém usuários.

Conclusão

Todos esses conceitos aplicados em conjunto com as normas e padrões do W3C, garantem uma boa possibilidade de fidelidade do usuário para com o website, o que é fundamental para negócios na internet.

Claro que não podemos esquecer o principal que é o que o website oferece, o conteúdo. Um ótimo website sem um ótimo conteúdo não tem função. Um ótimo conteúdo aliado a um ótimo website são a combinação ideal de sucesso.

Não esqueçam da “Lei do Clique”. A coisa mais fácil na internet é mudar de website, basta um clique.

Outro dia tem mais.