Design & UX

19 ago, 2010

Global Illumination – Mental Ray

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Hoje vamos falar um pouco sobre o
Global Illumination (GI) no Mental Ray.

Primeiro vamos ativar o MR.

Como ativar o MR

Mas antes disso é necessário entender que o
Mental Ray
é um renderizador físico; sendo assim, todas as unidades de medida são
levadas em consideração na hora do render final, tanto o tamanho dos
objetos, quanto a luz, reflexão, refração, materiais…Todos os cálculos
são feitos com medidas físicas, por isso ele é um render tão realístico,
mas é um requisito compreendê-lo para obter resultados.

Grandes erros
acontecem quando as unidades padrões do Max são modificadas, pois ele todo está configurado em polegadas (inches). Mesmo quando você modifica suas unidades para metros ou centímetros, ele continuará
trabalhando em polegadas. Então, nos estudos do MentalRay aconselho a  tornar as unidades de forma padrão do max:

Vá no menu: Custumize/Units Setup


Ok. Agora, sim, podemos começar… sem isso provavelmente muitos erros
aconteceriam!

Vou deixar aqui o link da cena para o download.

Fazer Download do arquivo

Vamos estudar com ela pra obtermos com os resultados padronizados.

O GI traz o realismo para sua cena, pois ele simula as reflexões da
luzes, gerando o efeito de mesclagem de cor onde os photons se
propagam para iluminar o ambiente, como acontece no mundo real.

O grande problema de se entender isso no início vem da simples pergunta: que diabos é esse tal photons!?

Essa sempre foi a dúvida que me impedia de compreender o que estava
sendo falado, porque no fundo no fundo eu não sabia do que se tratava (e
acho que muita gente deve ter essa dúvida).

Photons são os raios que a luz emite (e ponto! rs). Esses raios não se perdem no infinito, eles refletem ou se refratam em
caso de transparência – e nessa afirmação está a chave do GI.

O que se deve entender é que, nessa reflexão, o photon leva consigo a
cor do local onde ele refletiu. Por isso vemos aquele exemplo clássico
de GI, parede vermelha, branca e azul.

Para compreender essa reflexão de forma visual:

Isso comprova que não é só a luz que emite photons – o material também. Então, para configurar uma cena adequadamente, tudo deve ser considerado! E não existem receitas de bolo, é preciso saber as técnicas, pois cada
caso é um caso, não há como generalizar o seu uso com medidas prontas.

Aqui segue o exemplo da cena sem GI, com GI e com GI + Final Gather
básico de 64 samples (mínimo, para teste mesmo).

Agora vamos ver como configurar o GI e entender como ele funciona…

GI Completo

Uma dica: olhe à sua volta! Seu quarto, seu escritório… as coisas
funcionam assim, só não paramos para observar! No mais, that’s all folks! Abraços
a todos e até o próximo artigo!