Antes de começar a fazer sua app, você precisa definir o visual dela, e este artigo vai te ajudar a definir o visual tendo como premissa te mostrar os princípios de design e referências para preparar sua app.
Conhecendo o Modern Design
Modern Design é o conjunto de princípios de design utilizados nas Windows Store apps e Windows Phone apps para manter seu visual moderno, limpo, telas sóbrias que operam de forma rápida, tipografia minimalista e notificações automáticas para novidades e
informações atualizadas.
Os pilares do Modern Design
Para você conhecer mais a fundo o Modern Design, veja os 3 pilares (para saber a história por de trás dos pilares leia os artigos citados na seção referências deste artigo):
- The Bauhaus: remover o que é supérfluo
- Swiss Style: design limpo, legibilidade e objetividade são seus temas centrais. Apartir disso temo um grid visual e layouts assimétricos
- Motion design: o conceito de movimento para interagir entre as tasks
Esses pilares inspiraram a Microsoft a criar os próprios princípios de design:
- Orgulho em criar arte
- Faça mais com menos
- Rápido e fluido
- Autenticamente digitais
- Vença como um
Orgulho em criar arte
O primeiro principio é o primeiro porque criadores, construtores e artesãos historicamente se distinguem dos outros profissionais por causa do orgulho em seu próprio trabalho. Esse princípio sugere a atenção nos detalhes, devotando de corpo e alma a cada pequeno detalhe, incluindo o ajuste de cada pixel na grid deixando tudo alinhado, a escolha das cores, tipografia e tela.
Para isso usamos alguns conceitos para cuidar de cada detalhe do visual da app:
Uso de grid visual: É recomendado que use uma grid para alinhar os itens na tela do app, mantendo a coerência entre o conteúdo. A seguir, a imagem sugere como organizar seu conteúdo através de uma grid visual. Você pode baixar o template visual com grid para desenhar sua app neste link.
Hierarquia e equilibrio: A ideia desse pilar é mostrar diferentes tipos de informação com diferentes propriedades, como a cor da fonte, o tamanho, o posicionamento para fazer diferentes níveis de hierarquia da informação.
O exemplo da imagem seguinte mostra duas diferentes telas, na primeira há organização entre as hierarquias na segunda não. Veja como na primeira é mais fácil ver o titulo da app e a baixo os itens todos com seus respectivos títulos e abaixo o conteúdo em
outra cor para diferenciar os estados e conteúdos.
Para se organizar, ficam aqui os conceitos:
- Texto grande e grande contraste de cor – Para mostrar o cabeçário do app;
- Próximo texto grande – Para mostrar um importante detalhe, no caso o nome de quem mandou a mensagem. É um título do item mensagem;
- Texto menor – A primeira linha ou duas abaixo do nome vem o início da mensagem. É o conteúdo que descreve o item;
- Espaçamento e alinhamento – Para separar as threads, os itens.
Identidade
O próximo item é como a tipografia pode falar mais sobre a app, como parte da identidade. Por exemplo, uma app séria, como uma app de noticias, tem uma tipografia mais séria, talvez uma fonte serifada, mas uma app de visual jovem e divertido pode ter uma fonte colorida e moderna.
Recapitulação do principio
- Cuide dos detalhes;
- Faça sua app segura e confiável;
- Use equilíbrio, simetria e hierarquia;
- Alinhe o layout do app na grid – o novo layout para apps;
- Faça sua app o mais acessível possível.
Faça menos com mais
A ideia desse princípio é retirar as distrações da tela, como degradês e fundos confusos e mostrar as informações com menos itens (como ícones), porém usando de hierarquia (conceito visto anteriormente nesse artigo) para agrupar as informações.
Checklist do princípio:
- Prefira algo grande ao invés de coisas pequenas e em grande quantidade;
- Priorize o conteúdo mais do que o fundo;
- Tenha um visual focado e direto;
- Inspire confiança nos usuários;
- Diminua as redundâncias visuais.
Autenticidade digital
Anteriormente os ícones em um sistema imitavam itens do mundo real, com texturas e proporções. Essa é a ideia do Skeuomorphism, esse visual realista do itens na tela e que foi muito comum há alguns anos.
A ideia agora é ser como a escola de design Bauhaus, com ícones sem supérfluos, sem textura, sem reflexos e sem sombras.
Checkilst do princípio
- Seja dinâmico e vivo com a comunicação;
- Use tipografia moderna;
- Use cores fortes e vibrantes.
Vença como um
Considerando que sua app vai rodar em toda uma gama de dispositivos, se pergunte qual o melhor device e otimize sua app para ele, mas use das multiplataformas, fazendo seu design ser agradáel em todos os dispositivos.
Checklist do princípio:
- Use a UI model;
- Trabalhe com outras apps para completar o cenário da atualização da sua app usando contratos;
- Use ferramentas e templates para promover consistencia entre o design em múltiplosevices.
Cuidando do layout
O layout, o conteúdo e a navegação da sua app fazem parte do design global dela. O layout precisa respeitar o principio de Autenticidade Digital (discutida anteriormente nesse artigo), ou seja, priorize o conteúdo, evite de imitar itens do mundo real (como madeira, metal etc), procure usar cores vivas, sem sombras. Procure um layout limpo e direto.
Também evite encher sua app de botões poluindo o visual da app. Você pode usar das bordas da app para isso. Outra dica é aproveitar os padrões de navegação para fazer sua app de modo horizontal e inovar no layout. Outro detalhe a levar a diante é deixar sua marca principal na app. Por exemplo, a app pode ter as cores da sua empresa. Para incorpoar a sua marca no app, leve em consideração o conjunto dos elementos visuais, como paleta de cores, gráficos, estilo de fotografia, estilo de tipografia e layout. Pense em botões e campos para ter a cara da sua empresa.
Defina com cuidado o estilo de tipografia da sua app. Para escolher uma tipografia bonita considere os seguintes pontos:
- Tipo da fonte
- Espaços em branco
- Heirarquia
- Altura da linha
- Tamanho do texto
A imagem a seguir descreve um exemplo para tipografia de elementos visuais
Dica de fontes para serem usadas são as da família Segoe UI, a Calibri e a Cambria.
Use também dos efeitos de transparência nas fontes para indicar subtítulos, por exemplo. Lembre de usar Unicode para evitar problemas com os textos.
Outra coisa é lembrar de encaixar a tipografia da sua app dentro da grid geral do layout da sua app. Evite usar texto na configuração justificado.
Referências:
Artigos do Centro de Desenvolvimento Windows: