Desenvolvimento

12 ago, 2010

O manifesto ágil

Publicidade

A história dos métodos ágeis de desenvolvimento de software apresenta um marco bastante significativo no ano de 2001. Em fevereiro daquele ano, dezessete membros da comunidade mundial de desenvolvimento de software reuniram-se em Snowbird (EUA) para, além de outras atividades, discutir sobre boas práticas adotadas por cada profissional no desenvolvimento de seus trabalhos.

Durante o encontro, foram abordadas questões que caracterizavam fatores para o sucesso dos projetos de software dos quais aqueles profissionais estiveram relacionados durante suas carreiras. Muitas das ações expostas eram comuns entre os profissionais, chamando atenção para as contribuições de tais atos no desempenho dos projetos. 

As conclusões foram publicadas no Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software, ou apenas Manifesto Ágil, como é popularmente conhecido o documento, onde são apresentados os conceitos que fundamentam as metodologias ágeis de desenvolvimento de software e serve como guia para sua aplicação.

O Manifesto Ágil afirma que melhores resultados no desenvolvimento de software podem ser obtidos através da valorização de:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano

Fundamentadas em desenvolvimento iterativo, flexibilidade e foco em software pronto, as metodologias ágeis têm se tornado bastante evidentes nos últimos anos e contribuído positivamente na execução de projetos de software em todo o mundo. A crescente difusão dos métodos ágeis pode estar relacionada à simplicidade como são descritos seus processos e à sua aderência às necessidades do mundo real.