Desenvolvimento

17 mai, 2016

Integrando o fluxo de trabalho de desenvolvimento em Sublime com o Sistema de Compilação – Parte 01: Basic Build Systems

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Sublime Text é um editor de código leve, mas capaz, que é muito amado por muitos desenvolvedores, mas se você for como eu, você está um pouco triste pelo fato de que Sublime não tem um console de sistema integrado. Para muitas tarefas que você usa no console, o Sublime Text tem uma alternativa decente: build systems. Eles permitem que você execute qualquer comando de console direto do Sublime. Nesta série de quatro partes, eu vou dar um low-down sobre como usar sistemas de compilação do Sublime em seu maior potencial.

Parte 1: Build Systems Básico

Transcrição

Olá, pessoal! Hoje vou falar com você um pouco sobre como fazer sua vida ficar um pouco mais simples, integrando o fluxo de trabalho de desenvolvimento dos seus projetos em seu editor de código favorito: Sublime Text. Sem integrar seu fluxo de trabalho em seu editor, você vai acabar fazendo o que eu costumava fazer: constantemente mudar entre o editor e o console para executar comandos para compilações e tal. Eu continuei explorando formas de integrar um console no Sublime Text, mas nenhuma delas funcionou de forma satisfatória.

Sublime tem um console interno, mas pode não ser exatamente o que você esperaria. É mais como um REPL Python. Como você pode ver, os comandos normais de console não funcionam, mas o código python é executado, e você pode executar comandos específicos do Sublime, que realmente não ajudam em nada. No entanto, eu finalmente encontrei uma solução com a qual estou satisfeito e está disponível dentro do Sublime: build systems.

Você pode encontrar todos os build systems que vêm com o Sublime e os que você criou em Tools > Build Systems. Esse é o lugar onde você seleciona um build system para usar, mas agora nós iremos criar um novo.

Clique no item de menu New Build Systems, e ele vai abrir um novo arquivo com os bits mais básicos. Você pode ver shell_cmd ou apenas cmd. Existem algumas diferenças entre os dois, mas eu sempre achei que shell_cmd faz o que eu quero e parece ser mais fácil de trabalhar, então eu realmente não sei muito sobre cmd. Se você está mais curioso sobre ele do que eu, dê uma olhada na documentação para saber mais.

Vamos mudar o comando make para ls como um exemplo simples de um comando que podemos usar em nosso build systems para ver como ele funciona. Então vamos salvar o build systems. Observe que ele automaticamente leva você para a pasta user packages na instalação do Sublime Text, que é onde você deve salvá-los para que Sublime possa encontrá-los. Vamos salvar o arquivo como ls.sublime-build, depois o Sublime usará o nome do arquivo como o nome do build system.

Se formos para o menu Tools e olharmos para Build Systems, vamos ver o nosso novo build system listado por lá. Legal! Vamos selecioná-lo como nosso build system atual…

Agora precisamos dizer ao Sublime para executar o build. Você vai notar que eu estou usando o mouse e os menus em vez de atalhos de teclado. Isso é por sua causa, para que possa ver o que estou fazendo. Se você é um usuário que gosta do teclado, pode sempre olhar para os menus para descobrir os atalhos de teclado por si só, ou personalizar ao seu gosto com as preferências de mapeamento de teclado. Retornando de nossa pequena tangente, vamos executar essa build.

E aí está! Executamos um comando shell sem sair do Sublime e a saída apareceu em um painel na parte inferior da tela. Você deve ter notado que nós nunca especificamos em qual diretório esse comando deveria ser executado, mas ele apresentou o conteúdo do diretório User Packages. Na parte 2 desses vídeos, eu vou mostrar mais algumas opções que podemos dar para o build system para que possamos torná-los um pouco mais úteis!

Conclusão

Esta é apenas a primeira parte de uma série de quatro artigos. Os vídeos já estão disponíveis no YouTube. Até a próxima!

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Joe Zim faz parte do time de colunistas internacionais do iMasters. A tradução do artigo é feita pela redação iMasters, com autorização do autor, e você pode acompanhar o artigo em inglês no link: https://www.joezimjs.com/javascript/integrating-your-dev-workflow-into-sublime-with-build-systems-1/