Desenvolvimento

Desenvolvimento

Desenvolvendo bots com Microsoft Bot Framework & Node.Js – Parte 03

7 jun, 2018
Publicidade

Não, eu não me esqueci de vocês! Tenham certeza disso. E como prova, estou aqui escrevendo mais um artigo pra vocês. Vamos que vamos!

Depurando o Chatbot no VS Code

Fugindo um pouco do que foi acordado com vocês, vi uma necessidade de ensinar a todos como depurar o nosso chatbot criado no VS Code. E como é uma dúvida de muitos, acredito que seria de suma importância ensinar a vocês, como proceder, uma vez que, depurar código faz parte da vida de cada desenvolvedor – e como salva nossas vidas!

Só um lembrete: ainda farei o artigo sobre o uso do LUIS. Como algumas pessoas já me perguntaram como faz, resolvi dar um prioridade nesse assunto, mas tenham certeza de que no próximo artigo explicarei como criar intenções no LUIS para deixar o nosso ChatBot mais inteligente e principalmente mais interativo, ok?

Usaremos o último exemplo do artigo anterior (caso não tenha visto, clique aqui). Abra o prompt de comando e digite o seguinte comando abaixo (dentro da pasta onde contém o arquivo):

nodemon --inspect dialogs.js 

Feito isso, veja se a sua tela está como na imagem abaixo:

Para quem não sabe, o ‘inspector’ é uma lib interna que pertence ao Node.js e possui uma documentação muito bonita. Super recomendo a leitura da documentação, disponível neste link.

Bom, feito isso, peço que abram o VS Code, cliquem no ícone do debug e escolham a opção “Node.js”, assim como na imagem abaixo:

Ao fazer isso ele vai gerar um arquivo de configuração ‘launch.json’ padrão do VS Code, conforme a imagem abaixo:

Agora vamos começar a configurar, para enfim conseguirmos depurar a nossa aplicação. Para isso, peço que alterem o arquivo ‘launch.json’ com as linhas de código abaixo:

Lembrando que é na porta “9229”! Feito isso, execute o debug dando o play e escolha um ponto do código para que possa realizar o debug, conforme a imagem abaixo (linha 46):

Ao fazer isso, observem o Debug Console. Ele vai pedir para executar a aplicação no Emulator. E é justamente o que faremos agora!

Abram o Bot Emulator e vamos ver se ele vai parar no break point que escolhemos! Simulem uma conversação conforme a imagem abaixo:

Vejam o resultado!

Parou justamente onde queremos depurar o nosso código. Vamos agora entender algumas coisas aqui!

Observem as setas acima na imagem. A seta pra baixo significa “Step Into” (F11). Ou seja, caso tivesse algum método aqui que quiséssemos ver a sua implementação, é ele que iríamos usar.

Já a seta para cima é “Step Out” (F10) para você continuar a verificação do código em questão. E o botão de play é para você dar continuidade à execução do código. Para quem está acostumado a usar outras IDE’s, verá que as funcionalidades são as mesmas!

Na parte de baixo do terminal integrado ao VS Code, há uma pequena linha de console onde você poderá testar o seu código e ver a resposta do mesmo:

E é só isso! Simples, não é mesmo? Agora vocês não têm desculpas para dizer que não sabem depurar código dentro do VS Code!

Palavras Finais

Depurar código, como disse acima, faz parte da vida de qualquer programador. E principalmente em linguagens funcionais como o JavaScript, fazer uso desse recurso nos auxilia e muito em identificar problemas e ter uma compreensão melhor do código. E claro que iremos precisar depurar em algum momento o nosso código ChatBot para identificar algum problema ou acompanhar o seu fluxo.

No próximo artigo, como prometido, farei uso do LUIS, um serviço cognitivo da Microsoft que ajudará a deixar nosso Bot mais interativo e inteligente!

Lembrando que estou fazendo uma série de vídeos sobre o assunto, e caso queiram acompanhar basta acessar o link abaixo:

  • Aulas 01 a 18 (Hands on em Desenvolvimento)

Até a próxima, pessoal!