Desenvolvimento

10 jan, 2019

Criando testes de performance e carga com o Visual Studio test (.webtest) e Fiddler

100 visualizações
Publicidade

Continuando o uso do Load Test no VSTS, vamos trabalhar agora com o Visual Studio test e demonstrar como criar .webtest no Visual Studio ou na ferramenta Fiddler.

Visual Studio

Abra o Visual Studio (versão Enterprise) e crie um novo projeto Web Performance and Load Test Project.

Em seguida, clique em Add Recording no Visual Studio para iniciar a gravação da sessão. No meu exemplo abaixo fiz alguns testes de navegação no meu próprio blog, utilizando um navegador. Após terminar a navegação, volte ao VS e pare a gravação. Salve o arquivo web test gravado para executarmos no VSTS posteriormente.

Fiddler

Faça o download do Fiddler. Após a instalação, abra a ferramenta e mantenha a opção Capture Traffic (opção File) habilitada. A partir desta configuração, veja o rastreamento capturado de toda a navegação realizada. Por exemplo, em websites, utilizando o navegador.

Ao concluir a navegação, utilize a opção File > Export Sessions > Visual Studio Web Test. O formato .webtest será gerado, permitindo trabalhar com o projeto no Visual Studio ou executar o arquivo nas opções de Load Test do VSTS (como veremos a seguir).

VSTS

O VSTS possui recurso para execução do arquivo .webtest criado anteriormente. Para isso, acesse Load Test > New Visual Studio test. Selecione o arquivo gerado em seu projeto de teste e clique em OK.

Pronto! Confirme agora os resultados apresentados nas guias de Summary, Charts, Diagnostics e Logs.