Desenvolvimento

8 jun, 2018

Criando experiências AR para I/O: nosso processo

100 visualizações
Publicidade

Artigo de Karin Levi, publicado originalmente pelo Google Developers Blog. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização.

***

No Google I/O deste ano, lançamos uma atualização importante para o ARCore, a plataforma de desenvolvimento AR do Google. Adicionamos novas APIs, como Cloud Anchors, que permitem experiências AR colaborativas com vários usuários e imagens aumentadas que permitem a ativação de imagens 2D em objetos 3D. Todas essas atualizações vão mudar a forma como usamos AR hoje, e permitem que os desenvolvedores criem aplicativos AR mais ricos e imersivos.

Com esses novos recursos, decidimos colocar nossa plataforma em teste. Então, construímos experiências reais para mostrar como tudo isso ganha vida. Todas as demos foram apresentadas na área de sandbox I/O AR & VR. Nós abrimos os códigos delas para ter certeza de que você pode ver como é simples construir essas experiências.

Estamos muito felizes com a forma como elas ficaram e gostaríamos de compartilhar com você alguns aprendizados e insights dos bastidores.

Light Board – game multiplayer

Light Board é um jogo de mesa multiplayer AR no qual dois jogadores em tabuleiros flutuantes lançam projéteis coloridos uns nos outros.

Ao construir o Light Board, era importante ter em mente quem eram os usuários finais. Queríamos que ele fosse um jogo simples/divertido para os desenvolvedores experimentarem enquanto visitavam o sandbox I/O. Os desenvolvedores teriam apenas alguns minutos para jogar enquanto passavam, então o game precisava permitir que os jogadores (mesmo os não-gamers) o pegassem e jogassem com pouca configuração.

A arte para o Light Board foi um dos principais focos. Nossa missão para o visual do jogo foi alinhar com o design e a decoração do I/O 2018. Dessa forma, nosso aplicativo pareceria uma extensão de tudo o que os participantes veriam ao seu redor. Como resultado, nossa filosofia de design teve três metas: cores de destaque brilhantes, formas gráficas simples e materiais físicos naturais.

Esquerda: Design para Sandbox AR /VR no I/O 2018. Direita: Arte-chave para os quadros do jogo Light Board

A arte foi criada em Maya e Cinema 4D. Criamos materiais com base física para nossos modelos usando Substance Painter. Assim como a iteração contínua é crucial para a engenharia, ela também é importante na criação de ativos de arte. Com isso em mente, mantivemos um controle cuidadoso do nosso fluxo de conteúdo, mesmo para esse projeto relativamente simples. Isso nos permitiu experimentar rapidamente diferentes aparências e estilos de tabuleiro antes de estabelecermos nosso design final.

No lado da engenharia, selecionamos o mecanismo de jogo Unity como nosso ambiente de desenvolvimento. O Unity nos dá algumas vantagens importantes. Em primeiro lugar, é fácil obter gráficos 3D com boa aparência em funcionamento imediatamente. Em segundo lugar, o componente do mecanismo já está completo, para que possamos começar a interagir imediatamente com o código do jogo. Tal como acontece com a arte, isso nos permitiu testar as opções de jogo antes de tomarmos uma decisão final. Além disso, o Unity nos deu suporte para Android e iOS com apenas um pequeno trabalho extra.

Para lidar com o aspecto multiplayer, usamos o Firebase Realtime Database. Estávamos preocupados com o desempenho da rede no evento e sentíamos que a natureza persistente de um banco de dados o tornaria mais tolerante a redes fracas. Como se viu, funcionou muito bem e conseguimos parar e voltar a jogar de graça!

Nós nos divertimos muito criando o Light Board e esperamos que as pessoas possam usá-lo como um exemplo de como pode ser fácil não apenas construir aplicativos AR, mas também usar recursos muito legais como Cloud Anchors. Por favor, confira nosso repositório open source e experimente o Light Board!

Just a Line – desenhe com seus amigos

Em março, lançamos o Just a Line, um aplicativo para Android que permite que você desenhe no ar com seu telefone. É um experimento simples para mostrar o poder do ARCore. No Google I/O, adicionamos o Cloud Anchors ao aplicativo para que duas pessoas pudessem desenhar de uma vez no mesmo espaço, mesmo que uma delas esteja usando o Android e a outra o iOS.

Os dois aplicativos foram criados de maneira nativa: a versão do Android foi escrita no Android Studio, e a versão do iOS foi criada no xCode. Cloud Anchors do ARCore permitem que o Just a Line emparelhe dois telefones, oferecendo aos usuários a possibilidade de desenharem simultaneamente em um espaço compartilhado. O emparelhamento funciona em dispositivos Android e iOS, e os desenhos são sincronizados ao vivo por meio de um Firebase Realtime Database. Você pode encontrar o código open source para iOS aqui, e para Android aqui.

Illusive Images – exposição de arte ganha vida

A demo “Ilusive Images” é uma galeria aumentada composta por três obras de arte, cada uma explorando um caso de uso de imagem aumentada diferente e experiência do usuário. À medida que se caminha de um lado para o outro em torno do objeto ou se olha em uma direção específica, as obras de arte 2D são casadas com 3D, convidando o espectador a entrar no espaço da obra de arte que ultrapassa o quadro físico.

Devido à natureza do design visual de nossas imagens aumentadas, experimentamos muito com a criação de bancos de dados com vários graus de recursos. Para obter os melhores resultados, iteramos rapidamente redimensionando a tela para a obra de arte. Nós também movemos e esticamos os níveis de brilho e contraste. Essas variações ajudaram a obter a melhor imagem sem comprometer a intenção do projeto.

O aplicativo foi construído em Unity com ARCore, com a maioria dos ativos criados em Cinema 4D. As animações Mograph foram importadas para o Unity como um fbx e conduzidas inteiramente pela posição do usuário em relação ao trabalho artístico. Um exemplo de projeto pode ser encontrado aqui.

Para tornar sua experiência de desenvolvimento mais fácil, nós abrimos o código de todas as demos que nossa equipe construiu. Esperamos que você ache isso útil! Você também pode visitar nosso site para saber mais e começar a construir experiências AR hoje.

***

Este artigo é do Google Developers Blog. Ele foi escrito por Karin Levi. A tradução foi feita pela Redação iMasters com autorização. Você pode acessar o original em: https://developers.googleblog.com/2018/05/creating-ar-experiences-for-io-our.html