Desenvolvimento

25 ago, 2017

Conceitos que você deve conhecer para criar chatbots utilizando ferramentas online

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Atualmente uma das tecnologias em maior evidência são os chatbots. E junto com eles uma grande stack de serviços para a criação facilitada de chatbots. Tais como wit.ai, api.ai, watson, microsoft cognitive services, entre outras.  

Embora esses serviços pareçam criar os chatbots de maneira mágica, é necessário o entendimento de alguns conceitos antes de se aventurar na utilização destes serviços .

Primeiramente devemos conhecer três conceitos fundamentais para a criação de chatbots:

  • Intenção: é o desejo que o chatbot perceberá que o usuário possui ao enviar uma mensagem específica. Por exemplo: ao enviar um “obrigado” a intenção do usuário é agradecer. Sendo assim a intenção para a frase poderia ser “agradecimento”.
  • Entidade: é o substantivo relacionado ao desejo que foi detectado pelo chatbot. Por exemplo: Se a frase enviada pelo usuário for “gerar novo relatório”, a entidade poderia ser “relatório” ou “novo relatório”
  • Diálogo: é onde se cria as respostas que o chatbot retornará ao detectar uma intenção e/ou uma entidade. Por exemplo: se o chatbot detectar que a intenção é “agradecimento” ele poderia responder “obrigado por conversar comigo”.

A partir do entendimento destes três conceitos, podemos iniciar o treinamento do chatbot em si.

Muitos devs acham que apenas configurando as intenções, as entidades e o diálogo, o chatbot já está pronto e portanto falta apenas a integração com um mensageiro ou uma aplicação. #sqn

Uma outra parte importante na criação é a simulação da execução do chatbot. Utilizando sentenças que façam sentido com as entidades, intenções  e diálogos criado, o serviço te devolve as entidades e a intenção que o chatbot reconheceu na sentença e ainda te dá a oportunidade de realizar ajustes caso o chatbot reconheça entidades ou uma intenção que você entende que estão incorretas.

Bom, esse é o primeiro passo para a construção de um chatbot utilizando os serviços online. Nos próximos artigos vamos entender como funciona o treinamento e como realizar algumas integrações utilizando esses serviços.  Até lá.