Atualmente uma das tecnologias em maior evidência são os chatbots. E junto com eles uma grande stack de serviços para a criação facilitada de chatbots. Tais como wit.ai, api.ai, watson, microsoft cognitive services, entre outras.
Embora esses serviços pareçam criar os chatbots de maneira mágica, é necessário o entendimento de alguns conceitos antes de se aventurar na utilização destes serviços .
Primeiramente devemos conhecer três conceitos fundamentais para a criação de chatbots:
- Intenção: é o desejo que o chatbot perceberá que o usuário possui ao enviar uma mensagem específica. Por exemplo: ao enviar um “obrigado” a intenção do usuário é agradecer. Sendo assim a intenção para a frase poderia ser “agradecimento”.
- Entidade: é o substantivo relacionado ao desejo que foi detectado pelo chatbot. Por exemplo: Se a frase enviada pelo usuário for “gerar novo relatório”, a entidade poderia ser “relatório” ou “novo relatório”
- Diálogo: é onde se cria as respostas que o chatbot retornará ao detectar uma intenção e/ou uma entidade. Por exemplo: se o chatbot detectar que a intenção é “agradecimento” ele poderia responder “obrigado por conversar comigo”.
A partir do entendimento destes três conceitos, podemos iniciar o treinamento do chatbot em si.
Muitos devs acham que apenas configurando as intenções, as entidades e o diálogo, o chatbot já está pronto e portanto falta apenas a integração com um mensageiro ou uma aplicação. #sqn
Uma outra parte importante na criação é a simulação da execução do chatbot. Utilizando sentenças que façam sentido com as entidades, intenções e diálogos criado, o serviço te devolve as entidades e a intenção que o chatbot reconheceu na sentença e ainda te dá a oportunidade de realizar ajustes caso o chatbot reconheça entidades ou uma intenção que você entende que estão incorretas.
Bom, esse é o primeiro passo para a construção de um chatbot utilizando os serviços online. Nos próximos artigos vamos entender como funciona o treinamento e como realizar algumas integrações utilizando esses serviços. Até lá.