Desenvolvimento

Desenvolvimento

5 bibliotecas para manipular imagens em PHP

8 jun, 2018
Publicidade

Algumas vezes precisamos trabalhar com imagens ou melhor a qualidade das mesmas em projetos em PHP. No artigo de hoje, falaremos sobre algumas bibliotecas para manipularmos imagens ou elementos específicos em imagens.

Color Extractor

Utilizando essa biblioteca da PHP League é possível extrair todas as cores que forem encontradas em uma imagem, criando assim uma paleta de cores. Você pode também extrair as cores mais utilizadas na imagem ou as cores mais próximas de uma cor específica.

Glide

Com essa biblioteca, também da PHP League é podemos realizar a manipulação de imagens on-demand em PHP. Sua API simples é exposta via HTTP, semelhante aos serviços de processamento de imagem em nuvem, como Imgix e Cloudinary. O Glide utiliza bibliotecas poderosas como Intervention Image (para manipulação e manipulação de imagens) e Flysystem (para abstração do sistema de arquivos).

Image Optimizer

O Image Optimizer é uma biblioteca muito útil e muito fácil de usar para otimizador arquivos de imagem. Ele usa optipng, pngquant, jpegoptim, svgo e mais algumas bibliotecas, portanto, antes de usá-lo, você deve instalar as bibliotecas apropriadas em seu servidor. O legal desse projeto é que ele já vem com o Vagrantfile que define o teste da máquina virtual com todas as bibliotecas instaladas, assim você pode verificar o Vagrantfile como instalar todas essas coisas.

Utilizando o ImageOptimizer e às bibliotecas que ele usa, seus arquivos de imagem podem ficar de 10% a 70% menores.

ImageWorkshop

O PHP ImageWorkshop é uma biblioteca open source que, usando a biblioteca nativa GD do PHP ajuda você a gerenciar imagens. Ele foi pensado como um software de edição de fotos (Photoshop, GIMP …): você pode sobrepor muitas camadas ou até mesmo grupos de camadas, cada uma com uma imagem de fundo.

Com ele é possível fazer tarefas simples, como criar thumbnails ou criar marcas d’água e também realizar tarefas mais complexas (múltiplas sobreposições, posicionamento de imagens …).

Além disso é possível colar uma imagem (ou várias) em outra, cortar, mover, redimensionar, girar, sobrepor, escrever…

Imagine

O principal objetivo do Imagine é fornecer todas as funcionalidades necessárias para trazer todas as bibliotecas nativas de processamento de imagem de baixo nível para uma mesma biblioteca orientada a objetos simples e intuitiva.

Ele é composto de várias funcionalidades, como:

  • Ferramentas de manipulação de imagem, como redimensionar, cortar, etc
  • API de desenho para criar formas básicas e gráficos avançados, escrever texto na imagem
  • Funcionalidade de máscara: capacidade de aplicar imagens em preto e branco ou em escala de cinza como máscaras, levando à semitransparência ou transparência absoluta da imagem à qual a máscara está sendo aplicada

Espero que conhecer essas ferramentas facilite o seu trabalho manipulando imagens em PHP. Um grande abraço, até a próxima.