código

26 nov, 2021

Duplicação de código é mais barata do que abstrações erradas

100 visualizações
Publicidade

O princípio WET (Write everything twice, Escreva tudo duas vezes) foca em basicamente escrever os mesmos trechos de códigos pelo menos duas vezes antes de começar a pensar em possíveis abstrações ou formas de reaproveitamento de códigos.

Mas porque escrever e duplicar duas vezes?

Porque de início não conhecemos todos os casos de usos, requisitos, necessidades ou até mesmo o design da arquitetura, estrutura ou códigos. Então se criarmos abstrações logo no começo do projeto pode não ser uma ideia muito escalável, se no futuro as abstrações não fizerem mais sentido ou necessitarem de atualizações vão gerar retrabalhos, custos, complexidades e altos pontos de impacto no projeto.

Quando você duplica códigos por certas vezes e um tempo, na terceira vez a ideia é que tudo esteja mais claro, sendo assim, esse é o ponto e momento ideal para criar abstrações e reaproveitamento de lógicos ou códigos.

Vale lembrar que esse princípio vai de contra ao DRY que foca em não repetir códigos por nenhuma razão.

Tudo é uma questão de equilíbrio e custos, cada abordagem terá seus ganhos, perdas (sim, todas elas tem perdas) e os custos para mantê-las. Garanta que seu projeto, você ou sua empresa tenham as condições da pagá-los.

Conclusão

Nesse post vimos o princípio do desenvolvimento de software chamado WET, ele visa nos ajudar a pensar em quando devemos começar a pensar em abstrações e reaproveitamento de códigos.

Abraços, até a próxima.