iMaster Developers

Matheus Henrique Castiglioni
Apaixonado pelo mundo dos códigos e um eterno estudante, gosto de aprender e saber um pouco de tudo, aquela curiosidade de saber como tudo funciona, tento compartilhar o máximo de conhecimentos adquiridos e ajudar todos aqueles que sou capaz.
  • Publicou
    30
    Artigo(s)
    book
  • Visualizados
    90000
    Vezes
    eye
  • Desde
    2018
    clock
awardArtigos Publicados
Matheus Henrique Castiglioni
Arquitetura de Informação
Screaming architecture deve ser centrada pelo negócio e seus casos de usos

Imagine que você está procurando por plantas de uma construção, tal documento foi criado por uma pessoa arquiteta e o mesmo nos diz os planos para a construção em si. Mas, quais são esses planos ditos pelas plantas? Se a planta que você está olhando é para uma residência de uma única família, então você…

Matheus Henrique Castiglioni
Arquitetura de Informação
Arquitetura em Camadas

Dando continuidade na série sobre estilos de arquitetura, nesse post iremos falar sobre o estilo de arquitetura em camadas. O estilo de arquitetura em camadas (layered architecture e também conhecida como n-tiered architecture, onde N é o número de camadas) é um dos mais conhecidos. Esse estilo é de fato um padrão para a maioria das aplicações e…

Matheus Henrique Castiglioni
Arquitetura de Informação
O que é um service template e como utilizá-los

Quantas vezes você já se pegou criando algo que não é novo? Indo além, quando criando novos projetos e buscando a estrutura e configurações de um projeto já existente como base (o velho CTRL+C e CTRL+V). Pois é, você não é o único e justamente pensando nisso que vem a ideia de criar um template de…

Matheus Henrique Castiglioni
Arquitetura de Informação
Estilos arquiteturais: conheça melhor o MVC (Model, View, Controller)

Dando ínicio à uma série de posts sobre estilos de arquitetura, nesse primeiro vamos dar uma olhada no estilo MVC. Um estilo de arquitetura é uma forma de definir os componentes e elementos sobre os blocos de construção de um software, ou seja, como o mesmo será construído (iremos falar sobre isso em post’s futuros). Estilo MVC O estilo MVC…

Matheus Henrique Castiglioni
código
Duplicação de código é mais barata do que abstrações erradas

O princípio WET (Write everything twice, Escreva tudo duas vezes) foca em basicamente escrever os mesmos trechos de códigos pelo menos duas vezes antes de começar a pensar em possíveis abstrações ou formas de reaproveitamento de códigos. Mas porque escrever e duplicar duas vezes? Porque de início não conhecemos todos os casos de usos, requisitos, necessidades ou…

Matheus Henrique Castiglioni
código
Princípio Avoid Hasty Abstractions (Evite Abstrações Precipitadas)

Recentemente em alguns artigos anteriores falamos sobre DRY, nele vimos que através de abstrações podemos evitar duplicidade de códigos. Mas, será que sempre devemos criar abstrações e evitar tais duplicidades? Aqui vem a velha resposta de sempre: Depende! Precisamos encontrar um equilíbrio na forma como desenvolvemos softwares e criamos o design dos nossos códigos. Dessa forma, abstrações ou duplicidades demais…

Matheus Henrique Castiglioni
JavaScript
Por que variáveis e funções podem ser acessadas antes da declaração?

Uma das linguagens mais utilizadas e famosas atualmente sem dúvida é o JavaScript, que hoje em dia está em todos os lugares. Podemos criar aplicações…

Matheus Henrique Castiglioni
JavaScript
Diminuindo Processamento com useMemo em React

Cada vez mais nossos usuários exigem que os sistemas sejam mais rápidos e infelizmente algumas vezes deixamos passar pequenos detalhes

Matheus Henrique Castiglioni
Arquitetura de Informação
Arquitetura CSS: CSS Funcional

Continuando a série de post’s sobre arquitetura CSS, no post anterior vimos como organizar a estrutura de pastas e arquivos com ITCSS.

Matheus Henrique Castiglioni
Arquitetura de Informação
Arquitetura CSS: ITCSS

Criar uma boa estrutura para nossos arquivos CSS não é tão simples quanto parece, geralmente vamos encontrar algumas dificuldades ao decorrer do caminho, nos forçando à partir para práticas (não muito aceitas), como por exemplo: O uso do famoso !important. E os problemas não param por aí, cada vez será mais dificil criar seletores com maior…

visualizando 10 de 30
Publicidade