/Desenvolvimento

voltar
/Desenvolvimento

Os erros mais comuns em servidores que afetam seu site WordPress

PorLeandro Vieira em

É preciso conhecer os erros de servidores mais comuns, já que eles podem impactar seu site em WordPress de várias maneiras.

Eles podem estar atrelados a configurações no servidor, ausência, excesso de consumo de certos recursos ou até erros na aplicação que impactam no funcionamento da máquina que o hospeda.

Os erros mais comuns em servidores que afetam seu projeto em WordPress são os seguintes:

  • E-mails que não são enviados;
  • Erro ao estabelecer conexão com o banco de dados (error establishing database connection);
  • Erro de memória exausta (Memory exhausted error);
  • Erro interno do servidor (Internal Server Error).

E-mails que não são enviados

O caso mais clássico está relacionado a não disponibilidade da função mail do PHP. Nesse caso, o servidor não está configurado para enviar e-mails. A solução seria configurar um servidor de SMTP para realizar os disparos. Há vários plugins no repositório para esse propósito.

É importante frisar que newsletter e outros tipos de e-mail marketing devem ser disparados por serviços especializados, enquanto seu site em WordPress deve se concentrar apenas no disparo de e-mails transacionais.

Erro ao estabelecer conexão com banco de dados

A clássica frase “Error establishing database connection” (Erro ao estabelecer conexão com o banco de dados) apavora qualquer gestor de sites em WordPress. Ela é auto-explicativa: o WP não está conseguindo se comunicar com a base de dados. Isso pode acontecer por ocorrências na aplicação ou no servidor do banco de dados.

Do lado da aplicação, as causas mais comuns são informações (nome do banco de dados, host, usuário, senha ou prefixo da tabela) erradas no wp-config.php. No lado do servidor podemos ter tabelas corrompidas, site hackeado, banco de dados excluído, desativado ou algum outro tipo de indisponibilidade que o suporte da hospedagem conseguirá informar.

Erro de memória exausta

Quando a memória disponível no servidor não é suficiente para atender a demanda da aplicação, temos um erro de exaustão deste recurso. A mensagem em inglês para esse tipo de erro é a “Memory exhausted error“.

É comum também acontecer um “Fatal error do PHP”, uma vez que o script não consegue continuar sua execução por não ter memória suficiente. Os casos mais clássicos que podem ocasionar esse tipo de erro são os seguintes:

  • Aumento de acessos simultâneos ao site;
  • Ativação de algum novo plugin que exige maior processamento;
  • Ativação de algum novo tema que exige maior processamento;
  • Processamento de imagens (inúmeros tamanhos registrados, compreensão de arquivo em tempo de upload).

O WordPress, por padrão, considera 40M ou 64M para as instalações simples ou multisite, respectivamente. Através da constante WP_MEMORY_LIMIT no arquivo wp-config.php, é possível alterar esse valor e permitir que o WP consuma mais memória.

define (‘WP_MEMORY_LIMIT’, ‘256M’);

Erro interno do servidor

Embora a mensagem do erro informe que há algo de errado no servidor, na verdade o problema pode estar na aplicação. Algo, em códigos, pode estar impactando a execução perfeita do servidor. Para descobrir a causa é preciso investigar, analisar ou se atentar às modificações recentemente realizadas. Atente-se, ainda, a plugins ou temas recentemente ativos. Eles podem ser a causa.

Verifique se há memória suficiente para a execução dos processos. Em caso de uso de servidores Apache, verifique também as diretivas no arquivo .htaccess. Se nenhuma das hipóteses resolver, entre em contato com o suporte do servidor.

Conclusão

Os erros mais comuns em servidores precisam ser conhecidos para sabermos como lidar quando eles ocorrerem. O conhecimento a respeito te poupará tempo e esforços para encontrar a solução. Mesmo que você não seja técnico, as informações aqui apresentadas serão de grande valia para te ajudar no bate-papo e troca de ideias com seu suporte técnico especializado em WordPress.

De 0 a 10, o quanto você recomendaria este artigo para um amigo?

 

Deixe um comentário! 0

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

leia mais
Este projeto é mantido pelas empresas:
Este projeto é apoiado pelas empresas: