Sua estratégia mobile ganhou um novo aliado: a adoção do conceito WordPress Headless. Diferentes agentes serão integrados ao plano desejado de forma mais fácil. Não é de hoje que temos fortes sinais de crescimento do mercado mobile no Brasil.
Você sabia que no Brasil, por exemplo, há mais aparelhos do que habitantes?
Estes sinais, somados ao Headless, são promissores. Uma realidade imediata a ser explorada pelos profissionais de tecnologia e marketing.
O que é WordPress Headless?
O conceito está relacionado em desacoplar o back-end do front-end. A REST API é o centro de integração entre os dois ambientes. Isso significa dizer que em projetos Headless, não há um tema WP convencional. A plataforma é utilizada verdadeiramente como a gestora de conteúdo.
A camada de visualização é baseada em JavaScript, com o uso de alguns frameworks e bibliotecas como React, Vue, Angular, Ember, Rx e etc. Desta forma, temos uma arquitetura de informação totalmente baseada em componentes e templates variados, que fazem uso deles para sua composição.
O conteúdo é consumido através da WP REST API com base em rotas pré-estabelecidas para as URLs desejadas.
Como sua estratégia mobile será beneficiada?
Simples: com mais conteúdo e possibilidades de design de interface. Se os projetos da empresa forem desenvolvidos com o conceito Headless, o consumo de informação desses canais será facilitado, o que gera novas oportunidades e estratégias. Há tempos este assunto é pauta de discussões.
Atualmente, a que ganha muita atenção é o consumo de informações através dos dispositivos móveis, já que os usuários querem ter acesso ao conteúdo instantaneamente. Muito se fala do conceito de Mobile First. Uma das aplicações é o design de interface no mobile.
Unindo isso a tecnologia, alcançamos novas possibilidades que podem resultar em interativas e poderosas experiências de usuários. A linguagem JavaScript, assim como o HTML 5, tem inúmeras APIs para integração mobile e, por conseguinte, nos permite desenhar e desenvolver recursos criativos para os projetos.
Profissionais de marketing e líderes de produtos precisam conhecer os recursos de design de interface no mobile para aumentar seu leque de opções para inovar nas criações.
O mindset API
As empresas cada vez mais terão um mindset orientado para APIs. Uma estratégia de API First significa que ela será a primeira – e talvez a única – interface da sua aplicação.
A forma como o produto vai expor as funcionalidades e possibilidades, será através de requisições aos endpoints do seu serviço de API.
Você deve pensar além da interface gráfica e concentrar os esforços iniciais em como o consumo de dados será realizado. Uma API bem desenhada permitirá integrações facilitadas e usos inimagináveis por parte dos desenvolvedores.
Times de marketing e tecnologia falando a mesma língua
O assunto “Mobile First” já está ficando para trás. Os novos conceitos e práticas adotadas já estão com esse mindset. Os profissionais de marketing e tecnologia estarão ainda mais integrados e a integração será facilitada e guiada por uma estratégia mobile que tem uma central de API como ponto central. Agentes internos e externos conversam com mais facilidade, uma vez que adotaram uma única “linguagem”.