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3 mai, 2018

PageSpeed Insights e os dados do mundo real

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O Google PageSpeed Insights incrementou sua análise de performance de websites incluindo dados do mundo real. Esses dados são provenientes de um relatório de experiência de usuário do navegador Chrome. O relatório foi introduzido em outubro de 2017 e anunciado em uma publicação no Chromium Blog. Com esse novo incremento, o PageSpeed demonstrará dados e sugestões de performance e otimização.

Os tipos de relatórios do PageSpeed Insights

Com a introdução de dados do mundo real, novos relatórios foram introduzidos. A ferramenta de análise de performance do Google agora apresenta os seguintes tipos de relatórios:

  1. Pontuação de velocidade
  2. Pontuação de otimização
  3. Distribuição dos carregamentos da página
  4. Estatísticas da página
  5. Sugestões de otimização

Sobre a pontuação de velocidade

Essa análise é nova e é realizada com base nos dados do relatório de experiência dos usuário do Google Chrome. A pontuação de Velocidade categoriza a página em Rápida (Fast), Média (Average) ou Lenta (Slow). Essa pontuação é determinada com base na média de dois valores, o FCP e DCL:

  • FCP vem de First Contentful Paint e DCL vem de DOM Content Loaded.
  • FCP remete ao carregamento da primeira área visível, enquanto o DCL ao carregamento do DOM.

Se ambas as métricas estiverem com o mínimo de um terço da sua categoria, a página é considerada rápida.

Sobre a pontuação de otimização

Esse análise é a clássica da ferramenta. A otimização é classificada em Boa (Good), Medium (Média) ou Baixa (Low). Uma pontuação de 0 à 64 pontos classifica à página como Baixa, de 65 à 84 como Média e a partir de 85 como Boa.

Essa classificação é baseada nas análises de vários itens de performance que são considerados. O cálculo assume que o desenvolvedor deseja manter a mesma aparência e funcionalidade da página.

Sobre a distribuição dos carregamentos da página

Os gráficos de distribuição dos carregamentos da página detalham os números do FCP e DCL, os quais geram a pontuação de velocidade. Esses números são considerados a partir dos relatórios de experiência de usuário do Chrome.

Tanto a análise FCP, quanto a DCL possuem três classificações:

  1. Rápida (terço superior)
  2. Média (terço médio)
  3. Lenta (terço inferior)

Sobre as estatísticas da página

Essa seção descreve uma estatística geral da página, tendo como base duas informações: as idas e vindas requeridas entre o navegador de internet, o servidor para carregar os recursos e o total de bytes dos elementos. Esses dados são comparados com um banco de dados para determinar o potencial de velocidade e otimização da página analisada. A ideia é sugerir ao desenvolvedor uma tomada de decisão entre ser rápido e manter a aparência e funcionalidade de página.

Sobre a sugestão de otimização

O relatório de sugestão de otimização da PageSpeed é uma lista de melhores práticas. Os itens do relatório são ocultados, ou exibidos, com base na pontuação de otimização.

Se uma página for considerada como rápida, o relatório é ocultado. Enquanto itens são exibidos se ela for considerada como média ou baixa. Esses itens descrevem os problemas que prejudicam a otimização e sugere o que fazer para melhorar a página.

Conclusão

O Google PageSpeed Insights ficou mais poderoso e preciso. Considerar dados do mundo real, baseado em navegações anônimas de diferentes regiões e tipos de conexões de internet usadas nos apresenta relatórios bem mais confiáveis, sendo que muitos itens de performance não podem ser considerados sem contexto.

Fica aqui o meu conselho: otimize – o quanto antes – suas páginas em WordPress para melhorar a experiência de navegação e relevância nos mecanismos de busca.