Cloud Computing

24 dez, 2012

Melhores de 2012 – Tenha seu próprio “Dropbox-like” na Amazon usando ownCloud

100 visualizações
Publicidade

O que tivemos de mais interesse em 2012? Quais foram melhores artigos, as opiniões que geraram maiores discussões? Isso é o que você vai encontrar nessa seleção de artigos que fizemos especialmente para você: os melhores conteúdos de 2012. Já que final e início de ano é sempre um tempo propício para fazer um balanço do que passou e o planejamento para o que ainda virá, esperamos que os artigos publicados aqui te ajudem nisso!

Boas festas e feliz 2013! Um abraço da equipe de Redação do iMasters!

O sonho de todo usuário (e também do administrador de TI) é ter essa onipresença doDropbox com segurança, mas usando o próprio servidor ou até mesmo um na Amazon (para os mais paranoicos com segurança). Mas como fazer isso? Criar uma VPN é o mais comum, mas e a última milha do usuário? E o versionamento de arquivos?

O Dropbox é líder quando se fala em sincronização de arquivos. Mas por que o Dropbox é tão bom? Simplesmente porque permite a onipresença dos arquivos do usuário aonde ele for e acessar aonde quiser com qualquer dispositivo (mobile, tablet, notebook, etc). Temos outras opções similares (Box.net, etc) mas sempre caímos em uma questão: usar o servidor DELES, na nuvem DELES – e muita gente abomina essa ideia (por exemplo, se a empresa deles falir, onde eu pego meus arquivos?).

Fuçando na Internet achei o ownCloud que é uma plataforma similar ao Dropbox (tem softwares clientes para Windows, Linux e Mac, o que o faz bastante flexível). É compatível com várias distros Linux (e tem também instâncias prontas na Amazon). Funciona também como calendário, servidor de mídia, bookmarks e outras funções interessantes. Permite criar vários usuários com acessos restritos por grupos. E o bom disso tudo é que é fácil de instalar (mesmo que seja instalada “do zero”) e é opensource!

Continue lendo este artigo