Olá pessoal! Neste artigo resolvi abordar um tema diferente, que está presente em muitos projetos que desenvolvo. E por causa dele recebo indagações de clientes.
“Que servidor de hospedagem devemos assinar?”
Embora esta resposta pareça simples, o cuidado na escolha é fundamental, principalmente se o projeto hospedado tiver uma grande importância.
Hoje temos várias empresas de hosting ‘fakes’ no mercado, que possuem uma revenda de hospedagem em um servidor de maior porte e vendem esta estrutura como se fosse deles – enquanto eles não tem autonomia nenhuma sobre o servidor com que trabalham. Normalmente, estas empresas possuem um preço baixíssimo, que é o que atrai clientes de menor porte.
“Por quê vou pagar vinte20 neste, se pago dez naquele com o dobro de recursos?”
Quando eu ainda fazia trabalhos como freelancer, ouvi muito esta pergunta de clientes de menor porte e era complicado explicar que estas revendas com metade do valor vinham, muitas vezes, deste servidor mais caro.
Para quem não sabe o que é uma revenda, leia aqui.
Vejo muita gente nas redes sociais reclamando que o seu servidor esta fora do ar, incluindo os sites de todos os clientes. Fazer uma migração de dezenas de sites que estão em “pleno funcionamento” para outro servidor é um passo arriscado, principalmente quando uma campanha está em andamento.
Por isso, vou abordar alguns tópicos importantes sobre esta escolha, para diminuir as chances de ter um arrependimento futuro:
- Pesquise se a empresa possui datacenter próprio, com isso, o suporte deverá ser mais rápido, tendo resposta direto com a fonte do problema;
- Pesquise se ela é uma empresa registrada, com CNPJ. Assim você terá seus direitos assegurados;
- Não dê muita importância para “espaço ilimitado” e “tráfego ilimitado”, pois possívelmente o projeto não usará tantos recursos;
- Veja bem o uptime (tempo garantido que o site vai permanecer no ar) garantido pelo servidor. Se ele não cumprir o que prometeu, você poderá buscar seus direitos.
Hoje, no Brasil existem diversas empresas de grande porte, que podem fornecer uma estrutura excelente para sua empresa e seus clientes.
Veja alguns dos principais serviços do mercado:
- Hostdime – Eu trabalho há cerca de quatro anos com a HostDime e não tenho medo de indicar para ninguém. Hoje utilizo-a nos servidores da minha empresa e nunca deixou a desejar. A empresa é de origem americana e possui um escritório e um datacenter no Brasil, sendo referência mundial de qualidade. Além disto, ela tem um projeto de hospedagem gratuita chamada HDFree, que é ótimo para incentivar pessoas que estão começando no mercado;
- Locaweb – A Locaweb é vítima de muitas críticas nas redes sociais e outros serviços, mas apesar de tudo, é uma empresa estável e que pode fornecer um suporte técnico de qualidade para sua empresa, sendo uma das maiores do mundo neste segmento também
- UOL Host – Os servidores da UOL também são de excelente qualidade, contando também que você tem a confiança de uma das maiores marcas da internet.
- KingHost – A KingHost possue preços agradáveis e uma excelente estrutura, sendo originalmente brasileira e com toda sua estrutura localizada em Porto Alegre/ RS.
- Hostgator – A Hostgator entrou no Brasil comprando O Vilago – empresa de hospedagem de sites anteriormente administrada pelo Cris Dias, bastante conhecido na blogosfera. Hoje ela tem uma fatia grande do mercado nacional e uma excelente reputação entre seus clientes.