Carreira Dev

30 jun, 2010

Imagem e reputação nas mídias sociais: tô de olho em você!

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Tente se lembrar de quanto
tempo você levou para construir sua imagem, como profissional,
dentro da área que você atua, ou até sua imagem pessoa, dentro do seu círculo
de amizades. Tenho certeza de que isso levou algum tempo, dedicação, estudo e esforço. Somos o que falamos e
fazemos, e isso nunca irá mudar, nem mesmo dentro da internet.

Quem não conhece um
amigo (ou talvez você mesmo faça isso) que utiliza o Orkut de forma
pessoal e disponibiliza aquele álbum de fotos do último churrasco com
os amigos, acreditando seu chefe ou cliente não verá aquelas
fotos. No mesmo instante atualiza o LinkedIn de forma profissional e
posta no Twitter algo que esteja fazendo, mas tem que ser algo
interessante, né?!

Bom, acreditar que
existe um território na internet é burrice. Seu cliente, chefe,
amigo ou alguém que está interessado em seu trabalho vai encontrar
você na rede. Ter esse tipo de atitude é como
tentar ser duas pessoas, uma que trabalha, que é uma pessoa séria e muito
estudiosa e educada, e outra que só quer sair, ver os amigos, ir
naquele barzinho bacana da cidade e contar piadas o tempo todo.
Isso sempre foi impossível de sustentar e, na internet, é pior ainda.

“São
necessários 20 anos para construir uma reputação e cinco minutos
para destruí-la” – Warren Buffett

Construir sua imagem e
reputação no mundo digital em que vivemos hoje se resume a uma
palavra: sinceridade.

Mas, então, como
podemos fazer?

Antes de tudo, tenha em
mente o que eu acabei de falar: todos estarão de olho em você em
qualquer lugar, afinal, não é isso que queremos quando expomos nossas opiniões e nossa vida nas redes sociais, sejam elas online ou
offline?

Utilize as redes
sociais online que você acredita que sejam mais pessoais, tais como
Orkut e Facebook para manter contato com seus amigos, mas antes, sempre se
pergunte: “eu gostaria que meu chefe ou cliente visse isso?”.

O Linkedin e o Twitter
são mais utilizados, por muitas pessoas que conheço, de forma mais
profissional. Principalmente o LinkedIn, que já tem no seu conceito
esse tipo de uso. Tente não exagerar quando falar da sua carreira,
lembre-se de que lá também estão seus amigos e eles sabem a verdade sobre você.

Já o Twitter é uma rede
mais informal e tem em sua essência a idéia de falar sobre
qualquer coisa que estejamos fazendo. Mas às vezes é exatamente aí que está o erro: divulgar informações totalmente inúteis. Tente
postar informações interessantes, conhecer pessoas que estão na
mesma sintonia que você, principalmente no profissional, e pense
antes de soltar aquele tweet mais alegrinho.

“A
boa reputação não é dada pelas riquezas, mas pelo próprio
caráter” – Dionísio Catão.

Eu levei nove meses
pra nascer, e você?

Parece até engraçado,
mas no mesmo dia em que eu escrevia este artigo, percebi que meu
cuidado com a minha imagem e reputação, ligados aos meus projetos e
trabalhos, surtirão um grande resultado.

Quando iniciei o
trabalho com o meu maior projeto, o Blog Mídia Boom, tinha certeza de
onde queria chegar. Tudo baseado em planejamento e cada ação no seu
tempo e momento certo. Isso aconteceu no final de setembro de 2009 e,
de lá pra cá, foram muitos Tweets, links no Facebook, eventos e bate
papo com pessoas interessantes que nunca achei que iria conhecer.

Sua reputação online
depende exclusivamente da sua reputação offline. Crie ramificações no seu networking com uma boa reputação, sendo você mesmo nos eventos, quando conhecer novos amigos na internet, os colaboradores dos
seus projetos e à medida que você for apresentado para mais e mais pessoas
interessantes. Manter essa proximidade precisa estar tanto no online, como no offline.

“Consciência
e reputação são duas coisas diferentes. A consciência deve-se a
ti, a reputação deve-se ao teu vizinho” – Santo Agostinho.

Depois de nove meses
bem planejados, conheci grandes blogueiros, pessoas sensacionais em
diversas áreas. Ganhei amigos e participei de um debate com três dos
maiores nomes da internet e da blogosfera no Brasil. Então, percebi que
isso foi o resultado, e continuará sendo, de toda essa dedicação e
trabalho bem executado que fiz nesses nove meses com o blog Mídia
Boom no ar.

Algumas dicas

Seja você mesmo em
qualquer situação e, se isso lhe incomodar, melhore. Aprenda
a demonstrar confiança e sinceridade para as pessoas que você quer
manter contato e, mais do que tudo, mostre que suas idéias e projetos
têm conteúdo e que você está ali para fazer a diferença.

Nenhum profissional respeitado no mercado em que você atua irá manter proximidade
com alguém sem antes perceber que aquela pessoa é de confiança.
Voltamos às amizades do mundo offline, pois tenho certeza de que você
não levaria uma pessoa que acabou de conhecer no elevador para
conhecer sua família ou chefe.

Primeiro, estude,
descubra qual é a melhor forma de criar uma boa imagem dentro da sua
área de atuação e esteja disposto a fazer três coisas: trabalhar,
trabalhar e trabalhar.

Uma reputação online –
ou offline – se constrói com o tempo. Esqueça a tecnologia, ela é só
uma ferramenta, crie seu foco nas pessoas, elas, sim, lhe trarão
sucesso e felicidade.

“Uma boa reputação vale mais do que dinheiro” – Publílio Siro.