Carreira Dev

22 mai, 2020

Empresa de tecnologia realiza lives gratuitas sobre qualidade e desenvolvimento de software

100 visualizações
Publicidade

A demanda por qualidade de software tem motivado a comunidade de desenvolvimento a buscar soluções que atendam o mais alto padrão técnico. Um software de qualidade é fácil de usar, funciona corretamente, é de fácil manutenção e mantém a integridade dos dados para evitar possíveis falhas. Pensando nessa qualidade, o Grupo DB1 realiza a QA Power Week – May The Quality Be With You, para compartilhar conhecimento com profissionais da área por meio de lives gratuitas.

A qualidade do produto está diretamente relacionada à qualidade do processo de desenvolvimento. Desta forma, é comum que a busca por um software de maior qualidade passe necessariamente por uma melhoria no processo de desenvolvimento.

E é por isso que o Grupo DB1, formado por empresas brasileiras de tecnologia com sedes no Brasil, Argentina e Estados Unidos, preparou a semana QA Power Week – May The Quality Be With You, um movimento colaborativo gratuito de troca de experiências para compartilhar conhecimento focado na evolução contínua do ecossistema de desenvolvimento de software, explorando novas oportunidades da carreira.

O termo QA vem do inglês, Quality Analyst, que é o profissional responsável por aplicar os princípios e práticas de garantia de qualidade de software ao longo do ciclo de vida de desenvolvimento.

A iniciativa do Grupo DB1, referência no mercado de tecnologia da informação oferecendo software e serviços de desenvolvimento para empresas, consiste em palestras a serem lançadas durante quatro dias seguidos, em formato de lives, abordando o agrupamento de processos de qualidade no desenvolvimento de software como foco principal, com duração de aproximadamente 30 minutos e serão apresentadas pelos próprios colaboradores do grupo.

Confira os temas e os palestrantes da QA Power Week:

· Tema: “Da farmácia ao CTFL”, sobre a difícil decisão de mudar de área, começar uma nova faculdade e ter bons resultados em pouco tempo no setor de testes (134 dias sem bug de clientes).

Palestrante: Viviane Mieko de Sena Scaravelli, analista de testes do Consignet

· Tema: “O papel do QA: Uma experiência com times remotos”, na qual o palestrante falará sobre sua experiência como QA em um time remoto e como foi importante ir além do teste, a importância de exercer boas práticas para melhorar a comunicação com o time, metodologias que facilitaram a organização, o planejamento e a antecipação das entregas de tarefas testáveis e principalmente o bom relacionamento com o cliente.

Palestrante: Cristiane Vanessa Candida Borges, analista de testes do Grupo DB1

· Tema: “Diga ‘não’ ao clique aleatório com a execução responsável do teste exploratório”, palestra sobre o conceito do que é o teste exploratório, sua utilização, as técnicas mais utilizadas, vantagens e desvantagens com uma abordagem descomplicada.

Palestrantes: Jonathan Santiago Francisco e Taynara Luana Caetano dos Santos, analista de negócios do Grupo DB1 e analista de testes do ANYMARKET, respectivamente.

· Tema: “Por que automatizar testes?”, sobre os benefícios e dificuldades de automatizar testes de API e frontend com algumas dicas de como começar.

Palestrante: Rodrigo Motta Mourão, analista de testes do Grupo DB1.

· Tema: “Cucumber não é BDD”, um pouco sobre o cucumber e tenatr entrar na Seara e explicar o que é essa ferramenta e o porquê de ela não ser BDD

Palestrante: Robson Laurindo Cachoeira, coordenador da equipe de testes da DB1 Global Software.

As lives serão apresentadas entre 26 e 29 de maio, às 17h30 no canal do Grupo DB1 no Youtube:  https://www.youtube.com/user/DB1Virtual e será sorteado diariamente um curso QA Full Stack da QA Ninja por dia aos participantes.