Meu objetivo com este artigo é mostrar caminhos para se tornar especialista em Linux e outras tecnologias usadas nas grandes empresas a custo zero. O que é necessário? Primeiro de tudo, muita força de vontade e determinação para ler documentos técnicos em inglês e estar sempre afiando o machado. Ou seja, se aperfeiçoando.
Documentações sobre Linux, certificação LPI, Java, todas disponíveis e acessíveis.
O que é necessário?
Um computador com acesso a Internet.
Documentações sobre Linux e certificação LPI
Bem, quando estava me preparando para as certificações LPI nível 1 e 2, usei muito este site:
http://www-128.ibm.com/developerworks/views/linux/library.jsp

Este link possui documentações escritas pelos grandes especialistas da IBM.
CERTIFICAÇÃO LINUX
Acesse o link Certificações Linux; aqui tem excelente documentação sobre Linux voltado para LPI.
Outro link interessante com excelentes informações técnicas é este:
Linux Redbooks. Neste local é possível encontrar diversos .PDF sobre performance, tunning, soluções em geral.

O ideal é navegar um pouco na seção Linux, pois documentações não vai faltar.
Documentações sobre produtos IBM
No site da IBM é possível encontrar informações completas sobre quaisquer produtos como:
- AIX
- LINUX
- FAMÍLIA WEBSPHERE
- DB2
- MAINFRAME
O acesso é desta forma.
Acesse o site com todas estas documentações. O link é http://www.redbooks.ibm.com/
Clique em Redbooks e depois em Redbooks domains.
Agora estão a sua disposição links sobre Tivoli, Linux, Lotus etc. Veja a ilustração:

Claro que existem milhares de sites com informações sobre Linux e diversas tecnologias. Apenas cuidado com a documentação que você vai usar. Os materiais da IBM, é possível através deles se preparar para certificações em seus produtos, aprender suas tecnologias. Todos os .pdf são acessíveis.
Alguns links interessantes
O importante é disposição para navegar. Escolha uma tecnologia e tenha FOCO no que você vai querer aprender, pois se não você vai ficar doido com tanta informação.
Conclusão
O grande objetivo aqui é trazer informações de fontes seguras com informações técnicas de altíssima qualidade escritas por especialistas. Sei que existem milhares de sites especializados em Linux e para isso temos os sites de buscas. Então, citei fontes como IBM, pois é uma empresa que tem seus produtos utilizados nas corporações. Lembro o site do próprio iMasters com informações técnicas de excelente qualidade escrita por centenas de especialistas em diversas áreas.







