Algumas semanas atrás meu sócio da Codenation me fez uma pergunta interessante:
- “Se dinheiro não fosse uma limitação, o que você faria para evoluir na carreira de dev?”
Para responder essa pergunta/provocação eu precisei parar um pouco e pensar sobre o que eu acredito ser necessário para evoluir na carreira de desenvolvedor(a) de software.
Na minha opinião, dois fatores fazem parte desta evolução: educação e experiência.
Quando eu falo educação, não estou me referindo apenas a uma graduação, pós-graduação ou mestrado, mas a qualquer investimento que a pessoa possa fazer para aumentar seu intelecto na área.
Pode ser um livro, um curso, horas investidas em leitura de artigos, documentação de linguagens/frameworks, idas a eventos ou meetups.
Quanto à experiência, ela serve para complementar o conhecimento adquirido. Eu tive o privilégio de, no começo da minha carreira, poder passar dois anos com um salário de estagiário. Eu tinha 17 anos, morava com meus pais e eles pagavam meus estudos na universidade.
Aproveitei este tempo para fazer estágios como atendente de laboratório de computação, manutenção de computadores, suporte de redes e, finalmente, como desenvolvedor. Isso fortaleceu muito o que eu estava estudando.
Depois disso, eu sempre procurei por trabalhos e projetos que me dariam experiência nas áreas que eu tinha interesse: gerenciamento de equipes, arquitetura de software, novas tecnologias, empreendedorismo, etc.
Claro que nem todo mundo pode ter essa sorte que eu tive, mas é importante sempre tentar adquirir o máximo de experiência que tiver ao nosso alcance. Assumir novos projetos na empresa que trabalhamos, novos empregos, ou participar de projetos open source, etc.
Então, respondendo a pergunta do meu sócio:
- Se o dinheiro não fosse um limite, eu investiria em educação e experiência – provavelmente em cursos e projetos fora da minha área de conforto, talvez em outro país.
E você? Qual seria sua resposta para a mesma pergunta? E o que você considera importante para o crescimento na carreira dev?