Carreira Dev

24 jan, 2013

A importância da atualização

100 visualizações
Publicidade

Olá, meus amigos leitores! Hoje eu vou falar um pouco sobre a importância de se manter atualizado no mundo da tecnologia. Essa nossa área pode ser um pouco injusta em relação às outras – como a TI muda muito e surgem muitas coisas novas diariamente, a pessoa que deseja mudar de empresa precisa ficar atenta.

Quais são as coisas que precisamos ficar atentos? Depende muito da nossa área dentro da informática. Isso porque a TI possui várias pernas específicas, como: redes, hardware, software, web, desktop, análise, arquitetura, processos, serviços e mais.

Se a sua área é a de programação por exemplo, você precisa sempre ler livros, ler artigos, ver vídeos e podcasts das novas linguagens, arquiteturas, ferramentas de desenvolvimento e tecnologias. As empresas cobram sempre o último assunto que tem no mercado, mesmo que não utilize no dia a dia. A mesma coisa acontece em concurso público de tecnologia, cobra-se tudo que existe na área e depois de aprovado, você só mexe com o Word.

Ainda com o programador, a mentalidade que cada um precisa é: preciso entender e saber de cada linguagem e não apenas uma; não posso ficar defendendo uma e criticando a outra sem entender e sem saber o que acontece. Quanto mais entender e saber, melhor.

Por que isso acontece? Pesquisando fora do Brasil, eu vi que as pessoas e empresas estão interessadas em especialistas e não em genéricos. No Brasil, as empresas estão interessadas nos genéricos. Isso quer dizer que, fora do país você precisa ser especialista em uma área específica, como programação web, ou programador mobile. No Brasil, você precisa saber web, mobile, tablet, desktop, rede, banco de dados e tudo mais.

Espero que um dia o Brasil comece a pensar como os americanos: um recurso especializado vai render muito mais do que um recurso genérico. O genérico sabe pouca coisa de cada, enquanto o especialista sabe muito de uma coisa.

Antes de procurar uma empresa, procure saber o que está acontecendo no mercado, ouça rádio, acesse sites de tecnologia e leia livros. Aprenda o novo! E faça isso de tempos em tempos.

Espero que tenha gostado. E qualquer dúvida, pode entrar em contato.