C#

18 nov, 2019

Produtividade em C#

100 visualizações
Publicidade

Em meio ao cotidiano acelerado de uma sociedade cada vez mais volátil, em um mundo corporativo mais exigente, ser um profissional mais produtivo é aquele que realiza mais tarefas em menos tempo, sempre com a mesma qualidade e eficiência na utilização de recursos.

Atualmente, ouvimos falar muito em ferramentas, metodologia e até frameworks para o aumento da produtividade no âmbito corporativo. Mas hoje iremos falar como aumentamos a nossa produtividade no desenvolvimento de software na plataforma .NET Visual Studio.

Sabemos que os desenvolvedores Backend sempre realizam atividades repetitivas quando exercem suas tarefas diárias. Contudo, temos técnicas que nos ajudam a ser mais eficientes na hora da codificação. Afinal, nós, programadores, precisamos de tempo para realizar nossas tarefas sem perder tempo com a ferramenta utilizada.

Nesse artigo, irei demonstrar alguns métodos para deixar seu desenvolvimento mais produtivo, para quem programa utilizando a IDE (Integrated Development Environment), Visual Studio com C#. utilizaremos o Visual Studio 2017.

Então, vamos nessa:

Para criarmos métodos com mais agilidade, podemos utilizar o comando prop + tab:

Agora vamos ver como criar um construtorctor + tab:

Para resolver o problema de comentar um bloco inteiro de código, sem precisar ir linha a linha, podemos utilizar o comando Ctrl + k + c (inserir), e para remover é só selecionar o bloco e digitar o comando Ctrl + k + u (remover):

Vamos conhecer agora os comandos que são bastante produtivos: for + tab, foreach + tab, if + tab:


Para alterar a nomenclatura de uma variável, mas precisa fazer isso em vários pontos do código isso pode ajudá-lo, pois esse comando exibe e modificar todos os pontos em que essa variável está sendo utilizada. Digite o comando Ctrl + . na instancia da variável e caso queira dê Enter para modificar todo o código.

O comando abaixo é bem legal e muito útil, com ele podemos incluir alguns comandos em um bloco de código, Ctrl + k + s:

     

     

Para facilitar a navegação entre abas podemos utilizar o comando, Crtl + tab:


E por
fim, vamos ver o comando para encontrar qualquer arquivo da solução, com mais agilidade. Utilizando o comando Ctrl + , .

Acredito que esse artigo irá ajuda-los no dia-dia. Até a próxima e boa codificação produtiva. 😉

Caro leitor, muito obrigado pelo seu tempo!!

Espero que este artigo tenha sido útil para você.