Banco de Dados

18 jan, 2010

Os maiores bancos de dados do mundo

Publicidade

Olá!

Quem trabalha com banco de dados muito provavelmente tem a curiosidade de saber qual o maior banco de dados do mundo, para ter noção do tamanho, da grandeza da administração e do tempo que deve executar uma instrução SQL, rebuild de índice e tudo mais.

Pois bem, encontrei alguns materiais na internet que falam justamente desses bancos de dados, que podem ser de diferentes fabricantes, tanto Oracle, IBM, Microsoft, PostGreSQL e etc. O mais interessante são os números ou métricas que chegaram nessas conclusões e relatam um pouco da infra-estrutura utilizada para cada ambiente de banco de dados.

O importante também é saber que esses artigos e documentos não são de fontes oficiais das empresas ou de alguma organização responsável e séria sobre esse específico tipo de assunto. Como hoje em dia temos o TPC.ORG, que corresponde aos benchmarks sobre Performance vs Custo, esses documentos são meramente para matarmos algumas curiosidades, mas nada confirmado pelas empresas ou estabelecimentos que utilizam esses bancos de dados.

O documento que está abaixo relata o TOP 10 dos maiores bancos de dados do Mundo, e o mais interessante do documento são os números que os tornam gigantescos. O documento pode ser lido aqui: Top Largest Databases in the World We all collected

Porém, se continuar navegando um pouco mais na internet, irá se deparar com um artigo da ComputerWorld falando que o maior banco de dados do mundo é do Yahoo!, que possui um banco de dados na casa dos 2 PB (PetaBytes). Veja:

Yahoo! The database 2 PetaBytes.

Mas, como é um artigo do ano de 2008, talvez esses números já estejam bem maiores. E sou da opinião que devem existir bancos de dados bem maiores dos que os divulgados e analisados. Um exemplo para ampliar a curiosidade são as bases de dados de organizações como:

  • Organizações que cuidam do clima (Cálculos e Imagens);
  • Empresas que trabalham com tecnologia GIS (Mapeamento – GPS);
  • Empresas de Media Center.

E por último o DETRAN-SP, se o estado tem a terceira maior frota de automóveis do mundo e a cidade tem radar para tudo que é lado, imagina a quantidade de transações diárias (com imagem da placa do seu carro) que é gerada por hora para cada multa? Fico curioso para saber o tamanho dessa base.

Caso queiram compartilhar mais informações sobre volumetria das bases de dados, por favor fiquem à vontade para entrar em contato!

Abraços,