Back-End

18 jun, 2018

Unity: criando o seu primeiro game 2D

Publicidade

Dando continuidade a minha série de artigos sobre Unity, hoje irei criar a estrutura do nosso projeto e importar os nossos primeiros assets.

Caso tenha interesse em ler o primeiro artigo dessa série, segue o link:

Criação do projeto

Para pular a etapa de criação de um novo projeto, eu irei utilizar o mesmo criado no meu artigo anterior. Com ele aberto no Unity, vamos organizar a estrutura de diretórios do nosso projeto. Para isso, clique em “project” com o botão direito do seu mouse e crie as pastas abaixo:

Estrutura básica Unity 3D game 2D
  • scripts: criação dos scripts c#
  • sprites: imagens do nosso personagem e os objetos
  • texture: imagens do cenário e os materiais

Agora vamos importar os sprites do nosso personagem. Para esse artigo, escolhi um dos pacotes grátis do site Gameart2d. Lá, você pode encontrar assets de personagens e cenários grátis. Abaixo, você tem uma imagem demonstrando o pacote que eu escolhi para esse artigo:

Escolha um deles e faça o download para o seu computador. Em seguida, importe ele para dentro da pasta sprites criada anteriormente. Para isso, clique com o botão direito do seu mouse na pasta “sprites” e selecione a opção “ImportNewAssets”, depois importe todos os arquivos da pasta que você fez download. Abaixo você pode ver uma imagem demonstrando esse passo:

Importando assets (Unity 3D)

Agora vamos ajustar para que o personagem não fique gigante. Para isso, selecione todos arquivos utilizando o “Control + A“, vá em “inspect” e altere pixel per unit para 500. Abaixo você tem uma imagem demonstrando esse passo:

Diminuindo tamanho dos assets no Unity

O próximo passo será adicionar o nosso personagem no game. Para isso, selecione o Idle (1) e arraste ele para sua aba “scene”.

Personagem na aba scene unity

Quando você trabalha com Unity, tudo deve ser visto como objeto. No passo anterior nós arrastamos um asset para o nosso game, mas para que possamos adicionar componentes nele, precisaremos criar um objeto e adicionar ele a esse objeto. Quando entrarmos na parte de criação de scripts, eu abordarei essa parte com mais detalhes.

Bom, agora vamos criar um objeto para que possamos atribuir alguns atributos para o nosso personagem. Para isso, vá em “GameObject” > “create empty”, e em seguida dê o nome de Player e arraste o personagem para dentro dele. Agora, para organizar a nossa estrutura, renomeie o seu Ide (1) para personagem.

Criação de personagem no Unity

Caso você dê play no seu game agora, notará que o seu personagem irá permanecer no mesmo lugar. Isso ocorre porque nós não adicionamos física nele ainda; esse é um dos atributos/componentes que nós iremos adicionar ao nosso objeto Player.

Para adicionar física no seu personagem, selecione o Player na aba “Hierarchy”, em seguida vá até a aba “Inspector” e adicione um novo componente. Agora siga o seguinte passo: “Add Componente” > “Physics 2D” > “Rigidbody 2D”.

Adicionando fisica game 2D Unity 3D

O componente Rigidbody irá adicionar física ao nosso Objeto. Agora, caso você clique no play novamente, irá notar que o personagem esta caindo no infinito.

O próximo passo será adicionar uma plataforma para que ele possa ficar em cima. Para isso, vá até gameart2d novamente e selecione uma das plataformas para download. Para esse artigo, eu irei utilizar Graveyard, mas você pode escolher uma outra de sua preferência.

Cenário de game Unity 3D

Agora importe os assets da mesma forma que fez com o seu personagem, mas dentro do diretório texture.

Com os assets importados, crie uma plataforma para o seu personagem. Abaixo você tem um exemplo de como ficou a minha:

Aproveitando para apresentar uma das ferramentas do Unity para movimentar um elemento na tela, você pode utilizar uma das opções do menu abaixo:

menu Unity

Passando rapidamente por ela, você tem:

A mãozinha permite você movimentar a tela:

Unity movimentando a tela

O segundo item permite você movimentar um elemento:

Unity movimentando asset

O terceiro é para rotacionar o seu elemento e o quarto e quinto são para fazer scale no seu elemento.

Agora, para que o seu personagem não atravesse a plataforma como se fosse um fantasma, vamos criar um objeto para adicionar os assets e física nele. Para isso, clique novamente em “GameObject” > “create empty” e dê o nome de plataforma a esse objeto. Em seguida arraste os seus assets de chão para ele.

Criação de chão game 2D Unity 3D

O próximo passo será adicionar um Collider na plataforma. Para isso, selecione a plataforma na aba “Hierarchy” e vá ate “Inspector”. Em seguida, clique em “Add Component” > “Physics 2D” > “Box Collider 2D”. Com o componente no seu objeto, configure as suas coordenadas para preencher todo seu objeto plataforma. Abaixo você tem uma imagem demonstrando esse passo:

Box Collider Unity 3D

Note que a minha plataforma está com um sublinhado verde; essa é a área que o Box Collider irá cobrir.

Agora vamos adicionar colisão no nosso personagem. Para isso, siga os mesmos passos que você fez para adicionar o Box Collider na plataforma, só que dessa vez adicione um Circle Collider 2D no Player. Ajuste ele da mesma forma que fez com o Box Collider. Abaixo você tem uma imagem demonstrando esse passo:

Player na plataforma (Unity 3D)

Para testar os passos anteriores, dê play no seu game. Note que o seu personagem está fixo na plataforma.

Personagem Unity 3D

Com isso finalizamos mais essa parte do nosso game. Caso tenha interesse em baixar o código desenvolvido nesse artigo, segue o link no GitHub:

Espero que tenham gostado e até o próximo artigo, pessoal!