Back-End

14 jun, 2018

Introdução ao Unity 3D

356 visualizações
Publicidade

Objetivo

Esse é o primeiro artigo de uma série que eu estou escrevendo sobre aprender a programar desenvolvendo games. O meu foco será apresentar alguns conceitos de desenvolvimento de software e, em paralelo, criar um game 2D utilizando o Unity.

Falando sobre desenvolvimento de software, irei demonstrar a criação de alguns scripts utilizando a linguagem de programação C#. Também aproveitarei para demonstrar como podemos organizar o nosso código utilizando alguns conceitos básicos de programação, como a POO (Programação Orientada a Objetos).

Instalação

Dando inicio a este artigo, vamos agora baixar o Unity. Para isso, acesse o link “Download Unity 3D” e faça o download. Em seguida, siga o padrão de instalação Windows: Next, Next e Finish.

Quando for acessá-lo pela primeira vez, será solicitado que crie uma conta. O Unity disponibiliza uma versão grátis para empresas que tem o faturamento de até 100 mil por mês; caso contrário, ele oferece alguns planos mensais e anuais. Escolha a opção que se enquadra no tamanho da sua empresa e finalize o cadastro.

Com ele instalado, criaremos um novo projeto. Para isso, clique em “New project” e selecione um nome para o seu game. Em seguida, clique em “2D” e “Create project”. Abaixo você tem uma imagem demonstrando esse passo:

Criação de um novo projeto Unity

Conforme o nosso game for evoluindo eu irei abordar mais detalhes sobre a ferramenta, mas para que você tenha o seu primeiro contato, segue abaixo alguns pontos que eu acredito ser interessantes neste momento:

Menu

Conforme você pode observar na imagem abaixo, no topo você tem algumas opção, como: criação de um novo projeto, importação de assets, opção de layout da sua IDE, etc.

menu do topo (Unity)

Clique em “Windows” > “Layouts” e observe que você pode escolher uma das opções default oferecidas pela IDE.

Como mencionado acima, você pode escolher uma das opções default ou customizar uma conforme o seu gosto. Eu, particularmente, prefiro separar as abas conforme a imagem abaixo:

Opção de organização Unity

Analisando o layout acima, você pode notar que eu organizei as abas da seguinte forma: Project e Inspector na lateral direita, Game e Scene no centro, Hierarchy na direita, console, animations, animator e Assets Store no rodapé.

Conforme for evoluindo o nosso projeto, eu irei demonstrar como esse layout pode ajudar no momento do desenvolvimento.

Bom, o intuito desse primeiro artigo foi apresentar o Unity e a sua instalação. Espero que tenham gostado e até um próximo artigo, pessoal!