Veja neste post rápido o que é o pattern Observer e como podemos utilizar ele trabalhando com Spring WebFlux. O desenvolvimento de aplicações modernas exige soluções flexíveis que possam lidar com eventos e notificações de forma eficiente. O padrão Observer é uma solução amplamente utilizada para este fim, permitindo que objetos observadores se inscrevam para receber atualizações de um objeto quando ocorrem mudanças de estado.
Neste post rápido, exploraremos o padrão Observer e sua relação com o Spring WebFlux, um framework baseado em reatividade que oferece suporte a programação assíncrona e não bloqueante.
Bom, o padrão Observer é um dos padrões de design mais conhecidos e úteis no desenvolvimento de software. Ele faz parte do grupo de padrões comportamentais e é projetado para permitir que um objeto (sujeito) notifique uma lista de objetos dependentes (observadores) sobre mudanças no seu estado, mantendo essas duas partes desacopladas.
Pattern Observer + Spring WebFlux
O padrão Observer consiste em dois componentes principais:
- Sujeito (Subject): É o objeto que mantém uma lista de observadores e notifica esses observadores sobre mudanças em seu estado.
- Observador (Observer): São os objetos que desejam ser notificados sobre as mudanças no sujeito. Eles implementam uma interface comum que define os métodos para receber notificações.
Agora falando do Spring WebFlux, ele é um projeto do ecossistema Spring que oferece suporte à programação reativa.
Ele foi projetado para construir aplicativos assíncronos e não bloqueantes, tornando-o uma escolha ideal para desenvolvimento de aplicações altamente escaláveis e eficientes em termos de recursos.
O Spring WebFlux segue o princípio da programação reativa, que é baseado na observação de eventos, isso o torna uma escolha natural para implementar o padrão Observer, onde os eventos são notificações que informam as mudanças de estado.
No Spring WebFlux, os observadores podem ser representados como Flux ou Mono, que são tipos específicos de publicadores reativos.
Um Flux representa uma sequência de eventos, enquanto um Mono é um fluxo que emite no máximo um evento.
O sujeito no Spring WebFlux é geralmente um objeto que emite esses eventos.
Quando o sujeito emite um evento, todos os observadores (Flux ou Mono) registrados para esse evento específico são notificados e podem reagir a essa mudança de estado.
Essa abordagem é semelhante ao padrão Observer, onde o sujeito notifica seus observadores sobre as mudanças de estado.
No entanto, no contexto do Spring WebFlux, a notificação é baseada em eventos reativos, o que torna o processo altamente eficiente e adequado para a programação assíncrona.
Bem interessante né? No próximo artigo nós criaremos um exemplo prático para que você tenha um melhor entendimento sobre este assunto.
Espero que tenham gostado e até um próximo post rápido pessoal 🙂