Back-End

26 dez, 2012

Melhores de 2012 – Como fazer um mapeamento com Entity Framework Code First

Publicidade

O que tivemos de mais interesse em 2012? Quais foram melhores artigos, as opiniões que geraram maiores discussões? Isso é o que você vai encontrar nessa seleção de artigos que fizemos especialmente para você: os melhores conteúdos de 2012. Já que final e início de ano é sempre um tempo propício para fazer um balanço do que passou e o planejamento para o que ainda virá, esperamos que os artigos publicados aqui te ajudem nisso!

Boas festas e feliz 2013! Um abraço da equipe de Redação do iMasters!

 

O Entity Framework é um projeto de mapeamento de banco de dados relacionais da Microsoft, desenvolvido pela equipe responsável pelo ADO.NET. Uma ORM (mapeamento de objeto relacional, como NHibernate, SubSonic, ActiveRecord) que tem crescido muito em adoção, principalmente em novos projetos utilizando ASP.NET.

O Code First é uma tecnologia recentemente incorporada ao EF, possibilitando gerar os objetos de negocio sem pensar no banco de dados e na forma como serão armazenados. A partir de padrões e convenções que seguem o que já é de praxe no desenvolvimento com .NET, o desenvolvedor define os objetos e seus comportamentos, depois configura o mapeamento de forma desacoplada, sem impactar nos objetos já definidos.

Embora o CF tenha sido pensado para que a base de dados seja criada a partir dos modelos (objetos), é fácil utilizá-lo sobre uma base legada, que não segue os padrões e convenções definidas para o CF. Mas nesse caso, qual é a vantagem te utilizar o CF e não os modelos convencionais do EF (famoso edmx)? O CF permite um controle mais apurado dos objetos, e remove a dependência do gerador visual dos modelos. Mas isso é assunto para um próximo artigo.

Continue lendo o artigo e veja, passo a passo, um mapeamento com Code First.