Back-End

20 jan, 2010

Instalando WordPress em Ambiente Local

100 visualizações
Publicidade

Esse artigo consiste basicamente em configurar um ambiente de hospedagem local e instalação do WordPress.

Criando ambiente de hospedagem local

Criaremos um servidor de hospedagem de arquivos local, ou seja, como publicar um site para a internet, a diferença que será localmente, em nosso computador.

Para isso, iremos baixar o WAMP, aplicativo que já configura o computador para a hospedagem local instalando todas as ferramentas necessárias para se rodar o site. O servidor de arquivos é o APACHE, linguagem de programação PHP e o Banco de Dados é o MySQL.

O primeiro passo é fazer o download do WAMP, clique no link a seguir para baixá-lo clicando aqui.

Após fazer o download o programa, inicie o programa de instalação.

Etapas de instalação do WAMP:

  • 1. Clique no botão Next
  • 2. Marque a primeira opção para aceitar os termos e clique no botão Next
  • 3. Clique no botão Next
  • 4. Clique no botão Next
  • 5. Clique em Install
  • 6. Clique no botão Abrir para confirmar a pasta de instalação no Windows
  • 7. Clique no botão Desbloquear para permitir que o software rode no Windows
  • 8. Clique em Next para encerrar a instalação

Pronto! Ambiente configurado. Abra o navegador e acesse http://localhost.

Criando Banco de Dados

Após acessar o http://localhost, criaremos o banco de dados para que o WordPress crie automaticamente as tabelas, clique em phpmyadmin.

Em seguida irá se abrir uma nova página, a do PHPMyAdmin, ambiente onde criaremos o banco de dados. Para isso, clique na caixa de texto na opção Criar novo Banco de Dados, e coloque um nome para o banco, vamos colocá-lo de bd_imaster, e na lista ao lado escolha a opção collaction e clique no botão criar.

Pronto! Tudo isso que precisamos fazer para criar nosso banco de dados, próximo passo agora é a instalação do WordPress.

Instalando o WordPress

Primeiro passo é fazer o download do WordPress através do link http://br.wordpress.org/

Após fazer o download do WordPress, acesse a pasta c:\wamp\www e crie uma pasta chamada wp_imaster. Extraia os arquivos contidos na pasta zipada que baixamos do site do WordPress.

Sendo assim, a estrutura de pastas ficou como c:\wamp\www\wp_imaster e dentro da pasta wp_imaster os arquivos do WordPress.

Pasta criada, arquivos dentro dela, acesse o http://localhost. Na página inicial, no título Your Projects, repare que há um novo link, o da pasta wp_imaster, clique nele para iniciarmos a configuração do WordPress com o nosso servidor de hospedagem local.

Bem-vindo ao WordPress

Em seguida, abrirá a primeira tela de instalação do WordPress. Clique no link Criar um Arquivo de Configuração para irmos ao próximo passo.

Na segunda tela, o WordPress nos avisa que precisaremos de algumas informações para instalação. Não se preocupe, temos todas elas, clique em Vamos começar.

Na terceira tela, vamos preencher as 5 caixas de texto com as informações que temos.

Nome do Banco de Dados: O nosso banco de dados é o bd_imaster, criado no MySQL. Sendo assim, preencha a primeira caixa de texto com bd_imaster.

Nome de Usuário e Senha: Por padrão, na maioria dos servidores locais, o nome de usuário do MySQL é root e senha é em valor em branco. Preencha a caixa do usuário com root e de senha deixe ela vazia.

Servidor do Banco de Dados: Nosso servidor de Banco de Dados, por padrão, é o localhost. Já estamos nos familiarizando com esse nome.

Prefixo das tabelas: O prefixo das tabelas nada mais é que a diferenciação que o WordPress fará entre as tabelas que utilizem o mesmo banco de dados, ou seja, podemos ter várias instalações do WordPress usando a mesma base de dados, porém, com tabelas diferentes. No nosso caso, iremos utilizar o primeiro prefixo, o wp_.

Após preencher todos os campos, clique no botão Enviar para concluirmos a configuração.

ATENÇÃO: As configurações para um servidor de hospedagem externo são diferentes, é necessário que ao instalar o WordPress, pedir as informações de Banco de Dados para o seu serviço de hospedagem de sites.Começando a instalação do WordPress

Após configurarmos o WordPress, vamos instalá-lo.

Na etapa mais fácil da instalação, o WordPress pede para inserirmos o nome do nosso blog ou site na primeira caixa de texto. Na segunda, ele pede um e-mail para nos enviar uma senha (a senha não será enviada, lembre-se que estamos num servidor local).

Marque a checkbox em seguida para que os mecanismos de busca achem nosso site e clique no link Instalar WordPress.

Sucesso!

Após processo de instalação, o WordPress nos mostra o nome de usuário admin e uma senha gerada aleatoriamente. Copie essa senha, ela não aparecerá novamente. Clique no link a seguir, no caso login, para irmos à tela de administração do WordPress para definirmos uma nova senha.

Primeiro passo é acessar a admin para Editar seu perfil e definir uma senha ao seu gosto.

Acessando site

Agora está tudo pronto para iniciarmos o projeto de desenvolvimento. Acesse o site em http://localhost/wp_imaster e confira o site funcionando perfeitamente com o tema padrão.

Caso tenham dúvida ou problemas na instalação, fiquem a vontade para perguntarem utilizando o formulário abaixo ou seguindo-me no twitter.com/ederprado.