O Ghost é uma plataforma de publicação simples, mas poderosa, baseada em Node.js, que permite que as pessoas compartilhem suas histórias com o mundo inteiro. É totalmente gratuito e é um projeto open source para blogs, disponível para uso de qualquer pessoa.
O Ghost fornece um conjunto de ferramentas especiais, com o objetivo de tornar os blogs mais fáceis e divertidos. Além disso, essa aplicação tem um ótimo design e pode ser personalizada de acordo com suas preferências e requisitos.
Agora vamos verificar várias etapas simples, descrevendo a implementação tranquila do seu projeto Ghost no Jelastic PaaS.
Crie um ambiente
1. Faça login na sua conta do Jelastic e clique no botão “New Environment” no topo do painel.
2. Na caixa de diálogo exibida, selecione a aba Node.js, em que o servidor de aplicativos NodeJS já será escolhido por padrão. Adicione o banco de dados MySQL e especifique os limites de recursos desejados para o ambiente com a ajuda dos sliders (controles deslizantes), digite o nome do ambiente (por exemplo: ghost) e clique no botão “Create“.
3. Espere aproximadamente um minuto para que seu ambiente seja criado.
Adicione um projeto
1. Como um projeto open source, o Ghost pode ser facilmente retirado de seu repositório no GitHub: basta pressionar o botão “Clone or download” e copiar o link correspondente.
2. Retorne ao painel do Jelastic, abra a aba Deployment manager > Git/SVN e clique no botão “Add Repo“. Cole o link copiado no campo URL no formulário exibido, nomeie seu aplicativo (por exemplo: ghost) e pressione o botão “Add“.
3. Depois que o repositório do Ghost for incluído no Deployment Manager, pressione o botão “Deploy to“.
4. Escolha seu ambiente no formulário exibido e pressione “Deploy“.
Espere um minuto até que seu projeto seja construído e implementado.
Além disso, você pode configurar ganchos de implementação e implementação automática (siga os links correspondentes para as instruções).
Conecte o banco de dados MySQL
Agora vamos nos conectar ao MySQL usando o phpMyAdmin.
1. Para acessar o painel de admin, basta pressionar o botão “Open in browser” localizado próximo ao seu nó do banco de dados SQL.
2. Insira seu Nome de Usuário e Senha, que são enviados para você por e-mail durante a criação do nó do MySQL, e pressione o botão “Go“.
3. No painel phpMyAdmin, clique na aba Databases, especifique o nome do banco de dados (por exemplo, ghost) e crie o banco de dados MySQL, pressionando o botão “Create“.
O MySQL criado será exibido na lista de bancos de dados disponíveis.
Configure seu servidor Node.js
Altere os arquivos de configuração do Node.js pressionando o botão “Config” ao lado da camada do servidor de aplicativos no painel do Jelastic:
1. No arquivo /home/jelastic/ROOT/core/server/config/defaults.json, altere as seções url e server substituindo <environment URL> pelo link real para o seu ambiente e <internal IP of Node.js container> com o endereço IP real do seu nó Node.js.
{ “url”: “<environment URL>“, “server”: { “host”: “<internal IP of NodeJS container>“, “port”: 8080 } }
2. No arquivo /home/jelastic/ROOT/core/server/config/env/config.production.json, altere as seções url e database:
{ “database”: { “client”: “mysql”, “connection”: { “host” : “<internal IP of MySQL container>“, “user” : “<DB user from email>“, “password” : “<DB pass from email>“, “database” : “<DB name>“ } } }
Substitua:
- <internal IP of MySQL container> pelo endereço IP real do seu container do MySQL
- <DB user from email> e <DB pass from email> pelo Nome de Usuário e Senha que foram enviados para você por e-mail durante a criação do nó do MySQL
- <DB name> pelo nome real do banco de dados que foi criado na seção Criar banco de dados MySQL (ghost, no nosso caso).
3. No arquivo /home/jelastic/ROOT/core/server/config/env/config.development.json altere a seção url colando o link real em seu ambiente:
{“url”: “<environment URL>“}
4. Conecte-se ao servidor Node.js usando Web SSH:
E execute os seguintes comandos, um por um, para instalar a ferramenta de migração de banco de dados para o knex, que é um builder de consultas para MySQL.
Mova para o diretório ROOT:
knex-migrator init
Inicialize seu banco de dados com base em seus scripts de inicialização:
5. Quando as etapas anteriores forem executadas com sucesso, todas as tabelas necessárias serão criadas e exibidas da seguinte maneira:
6. Por fim, atualize o servidor Node.js usando o botão Restart nodes para aplicar as alterações.
Assim, sua aplicação Ghost foi hospedada com sucesso na plataforma Jelastic. Para começar, basta iniciá-la pressionando o botão “Open in browser“.
Parabéns! Agora você pode se beneficiar de todas as funcionalidades da aplicação Ghost, criando e executando suas publicações online, ativadas pelo Jelastic PaaS. Experimente! Basta escolher o seu provedor de nuvem entre os parceiros de serviço Jelastic disponíveis globalmente.
Nota: se você precisar de alguma ajuda para hospedar sua aplicação Ghost no Node.js no Jelastic, peça ajuda aos especialistas técnicos do Stackoverflow.
***
Tetiana Fydorenchyk faz parte do time de colunistas internacionais do iMasters. A tradução do artigo é feita pela Redação iMasters, com autorização do autor, e você pode acompanhar o artigo em inglês no link: https://jelastic.com/blog/easy-setup-of-ghost-publishing-platform-with-node-js-hosting-from-jelastic-cloud/