APIs e Microsserviços

APIs e Microsserviços

Como construir e implementar o aplicativo de microsserviços Vert.x Fat ou Thin na nuvem

11 set, 2018
Publicidade

O Eclipse Vert.x começou a promover microsserviços antes mesmo dessa palavra aparecer, e continua a mostrar com sucesso os benefícios de tal abordagem. Esse kit de ferramentas foi projetado para criar aplicativos reativos usando qualquer linguagem que seja executada na JVM, incluindo Java, Groovy, Ceylon, Ruby, JavaScript, Kotlin e Scala.

Basicamente, o aplicativo Vert.x é um arquivo JAR simples, portanto ele pode ser empacotado de duas maneiras diferentes:

  • Fat: um arquivo JAR autônomo com todas as dependências necessárias internas. Geralmente, o arquivo é de um tamanho grande, pois contém tudo, incluindo o tempo de execução do servidor de aplicativos.
  • Thin: um arquivo JAR que não contém tempo de execução e dependências por padrão, mas faz o download deles automaticamente durante o primeiro lançamento. É considerada a abordagem mais utilizada atualmente, pois foi a única bem padronizada por muitos anos e oferece um conjunto de vantagens, como um processo mais rápido e eficiente de construção e empacotamento.

Neste artigo, abordaremos os processos de criação e implementação para aplicativos Vert.x Java usando as duas abordagens: Fat e Thin. O aplicativo será empacotado no formato requerido automaticamente com a ajuda dos add-ons do Builder preparados pelo Jelastic. A topologia consistirá no nó de construção Maven e nos containers da JVM para executar microsserviços.

Instalação do Builder Vert.x Fat Jar

Para começar, faça login no painel do Jelastic, encontre o Vert.x Fat Jar Builder no Marketplace e clique em “Install“.

Ou você pode importar o manifesto Vert.x Fat do GitHub pelo link:

Para fazer isso, pressione “Import” no Painel, cole o link na aba URL e confirme a instalação clicando no botão “Import” na janela aberta.

Se necessário, altere as configurações de instalação, como o nome do ambiente ou o link do repositório Git, para um projeto Vert.x Fat personalizado. Em seguida, pressione “Install“.

Quando a instalação e a construção do projeto estiverem concluídas, uma mensagem correspondente é exibida. Você ainda precisa aguardar alguns minutos para que o deploy seja concluído (sinta-se à vontade para acompanhar o processo no painel Tasks). Na implementação padrão, isso é feito sob o contexto api/greeting.

Depois, você pode ter certeza de que o aplicativo está funcionando pressionando o botão “Open in browser“.

Instalação do Builder Vert.x Thin Jar

Encontre o Vert.x Thin Jar Builder no Marketplace e clique em “Install“.

Ou importe o manifesto Vert.x Thin do GitHub:

Se necessário, altere as configurações de instalação, como o nome do ambiente ou o link do repositório Git para um projeto Vert.x Thin customizado. Em seguida, pressione “Install“.

Aguarde alguns minutos para que a implementação termine o acompanhamento do processo no painel Tasks. Em seguida, clique no botão Open in browser para ver seu aplicativo no contexto indicado (por padrão, api/greeting).

Rodando múltiplos microsserviços com projetos Vert.x

Você pode usar apenas o nó Maven criado para construir projetos extras e realizar o deploy em diferentes ambientes para obter um conjunto de microsserviços distribuídos.

Primeiro de tudo, crie um ambiente separado com o Java Engine.

Em seguida, clique em “Add Project” ao lado do nó Maven no ambiente inicial.

Especifique o nome e o link para o projeto, e escolha o ambiente em que ele deve ser implementado. Além disso, você pode ativar atualizações automáticas. Em seguida, confirme pressionando “Add + Deploy“.

Mais detalhes sobre como construir e implementar aplicativos Java podem ser encontrados na documentação do nó Maven.

Dessa forma você pode criar e implementar facilmente seus aplicativos baseados em Vert.x. Registre-se e experimente o empacotamento JAR automatizado com o add-on Jelastic Builder para seus projetos personalizados a fim de sentir os benefícios dos microsserviços rodando na nuvem.

***

Tetiana Fydorenchyk faz parte do time de colunistas internacionais do iMasters. A tradução do artigo é feita pela Redação iMasters, com autorização do autor, e você pode acompanhar o artigo em inglês no link: https://jelastic.com/blog/build-and-deploy-vertx-fat-thin-microservice-application-to-the-cloud/