APIs e Microsserviços

29 out, 2018

Criação automática e implementação do Dropwizard em microsserviços nativos em nuvem

336 visualizações
Publicidade

Hoje continuamos cobrindo o tópico de construir microsserviços de Java, então decidimos prestar atenção em um framework popular, chamado Dropwizard.

Comparando com alternativas, este framework é bastante leve e rápido para colocar os serviços da web prontos e em funcionamento. Isso faz com que ele seja uma escolha perfeita para a arquitetura de microsserviço.

Neste artigo, percorrereremos as etapas de criar um aplicativo Java baseado no Dropwizard como um arquivo JAR e implementá-lo como um microsserviço escalável para a nuvem. O processo será automatizado com a ajuda do Dropwizard Fat Jar Builder, que cria o Node de construção Maven com um conjunto de servidores JVM e inicia a implementação do aplicativo.

Instalação do Dropwizard Fat Jar Builder

Para começar, faça o login no painel de controle do Jelastic, encontre o Dropwizard Fat Jar Builder no Marketplace e clique em Instalar.

Ou você pode importar o manifesto Dropwizard Fat do GitHub com o link:

Para fazer isso, pressione Importar em um painel de controle, cole o link na guia URL e confirme a instalação clicando no botão Importar na janela aberta.

Altere as configurações de instalação, se necessário (por exemplo, você pode usar o link para o projeto personalizado no campo Git Repo). Em seguida, clique em Instalar.

Quando a instalação e a construção do projeto são concluídas, uma mensagem correspondente é exibida. Você ainda precisa aguardar alguns minutos para que a implantação seja concluída (sinta-se à vontade para acompanhar o processo no painel Tarefas). Na implementação padrão, isso é feito sob o contexto api/greeting.

Depois disso você pode verificar se o aplicativo está ativo e em execução pressionando o botão Abrir no navegador.

Executando vários microsserviços com projetos Dropwizard

Você pode usar apenas o node Maven criado para criar projetos extras e implementá-los em diferentes ambientes para obter um conjunto de microsserviços distribuídos.

Antes de tudo, crie um ambiente separado com Java Engine.

Em seguida, clique em Incluir Projeto ao lado do node Maven no ambiente inicial.

Especifique o nome e o link para o projeto, bem como escolha o ambiente em que ele deve ser implementado. Além disso, você pode ativar atualizações automáticas. Em seguida, confirme pressionando o botão Adicionar + Implantar.

Mais detalhes sobre como construir e implantar aplicativos Java podem ser encontrados na documentação do node Maven.

Desta forma, você pode facilmente construir e implementar seus aplicativos baseados no Dropwizard. Registre-se e experimente o empacotamento JAR automatizado com o complemento Jelastic Builder para seus projetos personalizados para sentir os benefícios dos microsserviços em execução na nuvem.

Artigos relacionados

  • Abordagem Thorntail gorda, fina e magra para Execução de Aplicações de Microsserviços
  • Como construir e implantar o aplicativo de microsserviço Vert.x gordo ou magro na nuvem
  • Spring Boot Thin Jar Builder para Executar Microsserviços Java
  • Microsserviços de construção com o Spring Boot Fat (Uber) Jar

***

Tetiana Fydorenchyk faz parte do time de colunistas internacionais do iMasters. A tradução do artigo é feita pela Redação iMasters, com autorização do autor, e você pode acompanhar o artigo em inglês no link: https://jelastic.com/blog/dropwizard-automatic-build-and-deploy-to-cloud-native-microservices/