Dev (Back & Front)ARTIGO

Analisando a estrutura do seu projeto PHP com o PHPLOC

Analisando a estrutura do seu projeto PHP com o PHPLOC
Imagem: Rodrigo "pokemaobr" Cardoso

Fala pessoal, tudo bom? No artigo de hoje trago mais uma ferramenta muito legal quando falamos de grandes projetos em PHP. As vezes queremos ver o quão complexo está o código de nosso projeto, o tamanho médio das classes, a quantidade de namespaces e de interfaces, etc.

E a ferramenta que apresento hoje, ajuda e muito nesse trabalho, já que além de contabilizar a estrutura do seu projeto em si. Também mostra a complexidade ciclomática, o que pode ajudar você a entender se seu projeto precisa ou não de refatoração por exemplo. Hoje apresento a vocês o PHPLOC.

Para incluir o PHPLOC no seu projeto é muito fácil, basta chamar o projeto no composer dentro da pasta raiz do seu projeto.

composer require --dev phploc/phploc

No nosso exemplo iremos utilizar o projeto do woocommerce para verificar a estrutura do projeto.

Depois disso, basta chamar o executável que está em vendor/bin/phploc passando como parâmetro a pasta que você deseja realizar a verificação.

No nosso caso colocamos para ele verificar a pasta toda. Então a chamada ficou assim:

bash
vendor/bin/phploc .

Abaixo seguem algumas das verificações feitas pelo PHPLOC:

Com isso dá para analisar muito bem o código e verificar se está na hora de refatorar ou não 🙂

Espero que tenham gostado da dica, um grande abraço e até a próxima.

 

MBA em Engenharia de Softwares Orientado para Serviços pela Metrocamp, Campinas/SP. Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Community Manager do iMasters. Programador PHP desde 2002. Evangelista PHPSP. Desenvolve sistemas desde batalhas Pokemon em mIRC, a robôs automatizadores de tarefas.

Ver perfil