O WordPress.com é, sem dúvidas, a porta de entrada no mundo dos sites. Ele ganhou a preferência popular por ser prático, gratuito e seguro. No entanto, ele impõe algumas limitações para seus usuários. Você pode estar se perguntando até que ponto vale a pena mover seu conteúdo para o WordPress.org. Neste artigo, nós mostramos algumas razões para você adotar o WordPress.org, uma hospedagem e um domínio próprio.
Escolha de plugins
Os plugins são um dos principais diferenciais da plataforma WordPress. Por ser uma plataforma open source, com uma comunidade bastante ativa, existe uma biblioteca com mais de 30 mil plugins gratuitos no repositório WordPress.org. Há pelo menos um plugin para tratar quase qualquer necessidade do seu site. Caso não encontre o que está procurando ali, ainda existem muitos outros plugins de fontes pagas que podem ajudá-lo. Toda essa biblioteca de plugins está disponível somente para quem usa o WordPress.org.
Diversidade de temas
Com o WordPress.com você tem a escolha de temas bastante limitada. Mesmo em relação aos temas pagos, a disponibilidade não é muito grande se comparada ao que o WordPress.org oferece. Em compensação, para quem resolver investir em uma hospedagem e adotar o WordPress.org, existem milhares de temas, tanto gratuitos quanto pagos, à disposição. Quer ver alguns temas geniais? Clique e conheça a página de temas do WordPress.org
Controle sobre os anúncios
Quando você usa a conta gratuita do WordPress, está sujeito a ter propagandas no seu site. Por um lado, isso é positivo, afinal, são esses anúncios que arcam com o custo de manter os sites WordPress.com gratuitos. Porém, o conteúdo desses anúncios não pode ser controlado, ou seja, você não sabe quais ads aparecerão enquanto os usuários do seu site estiverem navegando. Ao mesmo tempo, não é permitido mostrar anúncios de terceiros, como o Google Adsense, no seu WordPress.com. O controle para rodar ou não anúncios é algo importante que você só possui quando adota uma hospedagem e um blog WordPress.org.
A sua marca reforçada
Com o WordPress.com, você terá um endereço no padrão joaodasilva.wordpress.com, com uma hospedagem própria – você escolhe seu próprio nome de domínio e, dependendo da disponibilidade, seu endereço pode ser joaodasilva.com. Bem mais simples e fácil de lembrar, né? Além disso, junto com a hospedagem, você recebe um e-mail personalizado, o que confere muito mais profissionalismo ao seu cartão de visitas.
Opções de monetização
Quando a ideia é monetizar através de um e-commerce, fica muito difícil contar com o WordPress.com. A opção gratuita não dispõe de uma solução e-commerce, a menos que você pague um plano premium à parte. Com o WordPress.org, você fica livre para adicionar recursos de e-commerce ao seu site assim que desejar. Você pode vender, oferecer conteúdos exclusivos, e muito mais.
Liberdade para crescer
Sim, você pode contar com upgrades pagos de hospedagem quando utiliza a plataforma wordpress.com. No entanto, você estará restrito ao serviço de hospedagem VIP do WordPress.com (“Serviço VIP”), que é um bastante caro e talvez não seja o ideal para seu site. Em contrapartida, uma vez que você migrar para o WordPress.org, poderá escolher o serviço e o plano de hospedagem que quiser e que melhor se adapte às suas necessidades. Nesse caso, você tem total propriedade do seu site e de todo o conteúdo contido nele, podendo migrar de um serviço de hospedagem para outro quando achar necessário.
Autonomia para customizar o código
Com o WordPress.org, você tem total acesso aos arquivos PHP, CSS, temas e plugins. Sinta-se à vontade para abusar da criatividade e personalizar seu site como quiser. Já a versão gratuita oferece apenas um recurso limitado para customizar o CSS do tema escolhido.
Esperamos que esta lista de motivos ajude você que está em dúvida sobre os benefícios do WordPress.org.
Adaptado de WPbeginner