Hoje temos o prazer em publicar mais um estudo de caso sobre a utilização da Nuvem da Amazon Web Services. Se você também quer contar sua história para nós, entre em contato conosco!
O caso é da SóNotícias, o primeiro jornal virtual do interior de Mato Grosso divulgando as principais notícias da região há 13 anos.
Jorge Maia, IT Manager do SóNotícias, nos conta abaixo um pouco mais sobre a empresa e como utilizam a nuvem da Amazon Web Services.
“O SóNotícias é o primeiro jornal do interior do Mato Grosso e está há 13 anos no mercado divulgando, em tempo real, as principais informações estaduais e publica simultaneamente os sites Social News e Agronotícias.
O nosso grande desafio era atender a toda a nossa demanda de clientes, o que não conseguíamos com o serviço de infraestrutura anterior. Este problema causava lentidão e indisponibilidade de nossos serviços gerando uma insatisfação de nossos usuários e contratantes.
Com a ajuda de um parceiro da Amazon Web Services, a Brlink( que idealizou todo o projeto de implantação, a migração do ambiente com as aplicações e o gerenciamento de nossa aplicação) no período inacreditável de 2 semanas, decidimos incorporar a AWS como o nosso principal fornecedor de infraestrutura tecnológica.
Um ponto crucial que nos levou até a AWS foi a excelente disponibilidade dos serviços da AWS. O segundo ponto foi a capacidade computacional flexível, podendo se ajustar de acordo com a necessidade de nossos portais atendendo aos picos imprevistos de usuários e o melhor, pagando somente por aquilo que usamos.
Atualmente utilizamos o Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2); o Amazon Elastic Block Store (Amazon EBS); o Amazon Route53 como serviço de DNS para todos os domínios da empresa e o Amazon Elastic Load Balance (Amazon ELB) é encarregado da distribuição de carga de nossos sites.
Abaixo está o diagrama de nossa solução utilizando os serviços da Amazon Web Services:
Para metrificar os nossos benefícios obtidos com a Amazon Web Services, analisamos a quantidade de acessos simultâneos suportados pelos portais e o tempo de disponibilidade dos sites.
Como os portais são acessados diariamente por centenas de usuários, com a alta disponibilidade de nossa aplicação, aumentamos em 80% a satisfação de nossos clientes agregando mais valor ao nosso portal. Também houve um aumento de 150% na quantidade de usuários simultâneos acessando nossos portais e um aumento de 45% em nossa disponibilidade. Sem contar que o nosso custos com infraestrutura diminuiu drasticamente devido ao modelo on demand de pagamento da AWS.
Somente quando conhecemos melhor os recursos da AWS é que percebemos o verdadeiro valor que a empresa tem em relação aos modelos tradicionais de datacenter. A Amazon Web Services trouxe uma série de benefícios para os nossos clientes, melhorando a nossa relação, possibilitando uma melhor navegação e pagando somente por aquilo que necessitamos”.
E este foi mais um estudo de caso de uso da Nuvem da AWS!