AWS

18 mar, 2014

Estudo de Caso AWS: SóNotícias – Jornal Virtual

100 visualizações
Publicidade

Hoje temos o prazer em publicar mais um estudo de caso sobre a utilização da Nuvem da Amazon Web Services. Se você também quer contar sua história para nós, entre em contato conosco!

O caso é da SóNotícias, o primeiro jornal virtual do interior de Mato Grosso divulgando as principais notícias da região há 13 anos.

6a00d8341c534853ef01a3fcbfa376970b

Jorge Maia, IT Manager do SóNotícias, nos conta abaixo um pouco mais sobre a empresa e como utilizam a nuvem da Amazon Web Services.

“O SóNotícias é o primeiro jornal do interior do Mato Grosso e está há 13 anos no mercado divulgando, em tempo real, as principais informações estaduais e publica simultaneamente os sites Social News e Agronotícias.

O nosso grande desafio era atender a toda a nossa demanda de clientes, o que não conseguíamos com o serviço de infraestrutura anterior. Este problema causava lentidão e indisponibilidade de nossos serviços gerando uma insatisfação de nossos usuários e contratantes.

Com a ajuda de um parceiro da Amazon Web Services, a Brlink( que idealizou todo o projeto de implantação, a migração do ambiente com as aplicações e o gerenciamento de nossa aplicação) no período inacreditável de 2 semanas, decidimos incorporar a AWS como o nosso principal fornecedor de infraestrutura tecnológica.

Um ponto crucial que nos levou até a AWS foi a excelente disponibilidade dos serviços da AWS. O segundo ponto foi a capacidade computacional flexível, podendo se ajustar de acordo com a necessidade de nossos portais atendendo aos picos imprevistos de usuários e o melhor, pagando somente por aquilo que usamos.

Atualmente utilizamos o Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2);  o Amazon Elastic Block Store (Amazon EBS); o Amazon Route53 como serviço de DNS para todos os domínios da empresa e o Amazon Elastic Load Balance (Amazon ELB) é encarregado da distribuição de carga de nossos sites.

Abaixo está o diagrama de nossa solução utilizando os serviços da Amazon Web Services:

6a00d8341c534853ef01a3fcbfa37a970b

Para metrificar os nossos benefícios obtidos com a Amazon Web Services, analisamos a quantidade de acessos simultâneos suportados pelos portais e o tempo de disponibilidade dos sites.

Como os portais são acessados diariamente por centenas de usuários, com a alta disponibilidade de nossa aplicação, aumentamos em 80% a satisfação de nossos clientes agregando mais valor ao nosso portal. Também houve um aumento de 150% na quantidade de usuários simultâneos acessando nossos portais e um aumento de 45% em nossa disponibilidade. Sem contar que o nosso custos com infraestrutura diminuiu drasticamente devido ao modelo on demand de pagamento da AWS.

Somente quando conhecemos melhor os recursos da AWS é que percebemos o verdadeiro valor que a empresa tem em relação aos modelos tradicionais de datacenter. A Amazon Web Services trouxe uma série de benefícios para os nossos clientes, melhorando a nossa relação, possibilitando uma melhor navegação e pagando somente por aquilo que necessitamos”.

E este foi mais um estudo de caso de uso da Nuvem da AWS!