Hoje temos o prazer em publicar mais um estudo de caso sobre a utilização da Nuvem da Amazon Web Services. Se você também quer contar sua história para nós, entre em contato conosco!
O caso de hoje é da Artsoft Sistemas, uma empresa que desenvolve aplicações e soluções em ERP, para empresas de todos os segmentos.
Marcos Leite, Diretor Comercial da Artsoft Sistemas, nos conta abaixo um pouco mais sobre a empresa e como utilizam a nuvem da Amazon Web Services.
“A Artsoft Sistemas, fundada no Rio de Janeiro e com filial em São Paulo, desde 1986 desenvolve softwares ERP para pequenas e médias empresas. Hoje conta com mais de 3.000 clientes em todo Brasil. Em 2011, convidada pela SAP, passou a representar também o SAP Business One no Brasil.
Em Julho de 2012 iniciou a parceria com a Amazon Web Services abrindo novas oportunidades com a hospedagem de nossos aplicativos ERP em nuvem. Em 7 meses de trabalho, conquistamos a marca de 90 clientes utilizando os serviços na nuvem, um sucesso para a nossa organização.
Um de nossos desafios era ofertar as nossas aplicações em ERP como serviço nas nuvens. Tinhamos uma dificuldade em encontrar um
parceiro ideal ou seja, uma solução estável que atendesse aos mais exigentes critérios de segurança e estabilidade aliadas a preços competitivos, pois o público alvo da Artsoft Sistemas são pequenas e médias empresas. Consultamos potenciais parceiros e a Amazon Web Services nos proporcionou a melhor solução de custo benefício devido ao seu modelo on demand.
O relacionamento com o parceiro é fundamental para um bom desenvolvimento do projeto e na AWS encontramos profissionais dedicados e atenciosos que nos ajudaram com a migração de nossa solução em ERP, fazendo com que acompanhássemos o movimento do mercado de Cloud Computing.
Hoje utilizamos os serviços da AWS hospedando as nossas aplicações ERP na nuvem e as oferecemos ao mercado na modalidade de
Software como Serviço. Contamos com a utilização do EC2 gerenciando os servidores e os nossos clientes fazem acesso via terminal service.
Com a realidade de agregar a AWS como parte de nossa arquitetura, não precisamos nos preocupar com a incorparação desta em nosso sistema. Não houve dificuldade alguma já que o ambiente tecnológico que utilizávamos, no modelo on premisses, é o mesmo disponibilizado pela Amazon Web Services.
Da tomada da decisão até a implementação da produção, passaram 2 meses de estudo com testes subsequentes antes de comerçarmos a oferecer ao mercado o nosso produto na nuvem. No espaço de 7 meses havíamos conquistado 90 clientes sendo 30 clientes antigos que migraram suas aplicações para a nuvem e 60 novos clientes que aderiram ao modelo SaaS. Passamos a oferecer nossas aplicações por meio de um pacote incluindo, além de suporte e atualização tecnológica, a hospedagem nos serviços da AWS.
Com a implementação da nuvem da AWS, conseguimos reduzir o número de ocorrências de suporte no Helpdesk por problemas de ambiente, administração imprópria de TI e do Banco de Dados de nossos sistemas ERP, melhorando a experiência de nossos clientes e o índice de satisfação.
Houve também, uma redução significativa no prazo de entrega e instalação de nosso ERP passando de 1 semana para apenas 24 horas. Gerenciamos um número de 90 servidores e mais de 650 usuários e hoje conseguimos angariar duas vezes mais clientes do que antes elevando a receita recorrente de nossa empresa em 10% em 7 meses.
O que mais gostamos da relação com a AWS é por nos proporcionarem segurança e a maneira ilimitada referente aos serviços de TI.
Para um futuro próximo pretendemos, ainda neste ano, realizar o lançamento de alguns novos serviços baseados na nuvem da Amazon Web Services”.
E este foi mais um estudo de caso de uso da Nuvem da AWS. Aproveite também para nos contar a sua história!