APIs e Microsserviços

29 ago, 2011

Open Graph Protocol e Facebook

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O padrão Open Graph Protocol
possibilita que páginas web (URLs) se transformem em objetos ricos e se
integrem ao gráfico social. Através desse padrão, uma página web
representará o perfil de objetos do mundo real como filmes, bandas,
times de futebol, empresas e diversos outros.

O Facebook adota esse padrão, e uma
página web que o implementa enriquece a experiência do usuário em suas
ações de curtir e compartilhar informações, além de definir como a
página web será representada na maior rede social do mundo.

Quando o usuário do Facebook curte uma URL com o Open Graph
implementado, é feito um vínculo entre o usuário e essa URL. Através
desse vínculo, será possível interagir com os usuários que a curtiram da
mesma forma que ocorrem as interações com uma página do Facebook. Por
exemplo: publicar atualizações ao usuário, direcionar anúncios e
aparecer na seção “Atividades e Interesses” no perfil de quem a curtiu.

Como implementar

A implementação é simples e feita através de meta-tags que nesse contexto chamamos de propriedades. Algumas delas são requeridas, outras opcionais, recomendadas e específicas para vídeos, áudios e games. Veja um exemplo:

<meta property="og:title" content="Apiki WordPress Host"/>
<meta property="og:type" content="product"/>
<meta property="og:url" content="http://wphost.apiki.com/"/>
<meta property="og:image" content="http://wphost.apiki.com/.../image.png"/>
<meta property="og:site_name" content="Apiki"/>
<meta property="og:description" content="Apiki WordPress Host - Hospedagem de sites especializada em WordPress"/>
<meta property="fb:admins" content="00000,00000"/>
<meta property="fb:app_id" content="00000"/>
<meta property="fb:page_id" content="00000"/>

No exemplo acima, ilustro o uso das quatro propriedades requeridas: og:title, og:type, og:url e og:image.
Duas opcionais: og:site_name e og:description. Além de outras três
proprietárias do Facebook: fb:admins, fb:app_id e fb:page_id.

Como verificar a implementação

O Facebook disponibiliza uma ferramenta chamada Debuger
para validação das propriedades do Open Graph Protocol numa URL em
produção. Ela faz uma análise da marcação e exibe informações
relevantes.

Como editar informações das páginas Web (URLs) no Facebook

Uma vez que o Facebook indexou as informações da sua página contidas
nas propriedades do Open Graph, é possível alterá-las através da
ferramenta de Debugger – a mesma utilizada para verificar a implementação.

A cada nova URL informada nessa ferramenta, o Facebook atualiza as
informações já indexadas, mas seguindo uma política de atualização que
diz que:

  • Após 50 Likes o título (propriedade og:title) se torna fixo;
  • Após 10.000 Likes o tipo (proprieade og:type) se torna fixo.

Portanto, atente-se para as informações dispostas nas propriedades do Open Graph e use-as sabiamente.

Sobre a Administração no Facebook

Através das meta-tags que estruturam sua página com o Open Graph, é
possível definir o ID, ou usernames, de usuários que administrarão as
páginas. Os usuários definidos deverão curtir a página (URL) para serem
aprovados como administradores.

Se o site possui inúmeras páginas, a administração pode ser
trabalhosa. Nesse cenário, a recomendação é vincular a página web (URL) a
um aplicativo (APP) ou página do Facebook ao contrário de usuários.

Referências

Faça uso das referências abaixo para conhecer ainda mais sobre o
assunto e assim explorar as diversas possibilidades de uso que o Open Graph Protocol lhe proporciona.

*

Artigo publicado também em http://leandrovieira.com/archive/open-graph-protocol