APIs e Microsserviços

24 set, 2015

Como as APIs estão revolucionando o mercado de mídia

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Já comentei em outros artigos sobre alguns meios de mídia e entretenimento que estão ganhando dinheiro e se posicionando como grandes provedores de APIs para o mundo. Se não se recorda, pode dar uma conferida aqui.

Hoje, vou dar um passo atrás e contar como as APIs transformaram esse mercado tão fantástico, mostrando 4 modos como algumas empresas se tornaram gigantes.

Estar em uma posição privilegiada no ecossistema

Os clientes da sua solução mudaram as expectativas de uns anos para cá. Agora eles querem algo rápido, transparente, para uma nova implementação e que funcione muito bem como uma cola digital de liga instantânea. Para isso acontecer, é muito interessante ter uma camada em seu sistema para o gerenciamento da exposição do seu backend através de APIs.

Essa camada fará todo o controle para que você consiga alcançar as expectativas de seus clientes.

Sabe o que os maiores players do mercado tem em comum? Eles têm essa estrutura muito bem montada. Utilizando desta estrutura de exposição, é possível fazer com que o mundo se conecte à você e utilize sua solução para abertura de novos negócios.

Um ótimo exemplo deste modelo é o Twitter, que além de uma rede social, virou uma ferramenta de mídia pelos diversos aplicativos conectados em seu ecossistema, que se alimentam das informações geradas para criação de ideias singulares.

Inovação embutida na plataforma, e não o contrário!

Para aprender um pouco mais sobre este ecossistema do Twitter, você pode assistir no API Play Episódio 2 – Ecossistema Digitais com participação do Twitter.

Entregar a experiência correta, no dispositivo correto e no tempo certo

Uma das coisas mais importantes a se fazer para conquistar clientes e o engajamento deles com o seu conteúdo, é conseguir entregar o que ele espera de uma forma surpreendente, no momento em que o usuário quer.

Quando ele estiver no computador, uma notificação por esse meio pode ser a melhor escolha.

Se o seu usuário estiver no horário habitual de pedir comida, por exemplo, uma push notification no seu smartphone pode ser uma escolha brilhante, que fará ele se lembrar de você e comprar utilizando o seu aplicativo.

Como estamos falando de mídia, vou colocar aqui um case que utiliza APIs de forma brilhante para converter seus clientes através de vários tipos de dispositivos, a BBC.

A BBC, ao trabalhar com APIs, conseguiu entregar a programação que o seu consumidor mais gosta de forma muito pessoal.

E porque APIs?

Utilizando APIs, é possível reconhecer de forma simples e descomplicada cada usuário, assim é fácil oferecer o conteúdo exato para aquela pessoa.

Além disso, essa tecnologia que amo tanto, facilita integrações entre sistemas e parceiros, facilitando o ecossistema em volta da sua marca. Se você ainda não leu, dê uma conferida neste artigo sobre integrações e em todos da série no blog.

Seja sempre ágil, adaptável e ganhe!

Neste ponto, nada melhor que APIs!

Com elas, o novo modelo de TI Bimodal foi permitido. Assim, enquanto equipes podem fazer melhorias mais lentas em seu backend, pela complexidade, um time apenas voltado para desenvolvimento frontend consegue investir o seu tempo para promover aos usuários novas experiências de forma muito rápida.

Assim, o seu sistema consegue ser testado pelos usuários de forma rápida, além de garantir uma evolução de interface de forma muito mais ágil.

Foi desta maneira que Netflix, Amazon e Youtube conseguiram encontrar o melhor caminho para as suas interfaces tão agradáveis de utilizar, e presente em inúmeros dispositivos, usando os mesmos sistemas internos.

E, é claro, com esse pioneirismo conseguiram ganhar o mercado de uma forma incrível, se tornando referência no que fazem.

Vale a pena enfatizar a importância disso para empresas de mídia e entretenimento. Vendo o próprio case do Netflix, através de uma presença massiva em todos os dispositivos e com preços competitivos, ele praticamente aposentou as locadoras de vídeo e filmes.

Entenda o contexto do seu consumidor com dados

A partir de tudo que já comentei até agora, pode-se perceber que tudo gira em torno de dados gerados pelo seu próprio consumidor que são consumidos e guardados através de APIs.

E esses dados são a peça fundamental do quebra-cabeça do sucesso!

Com eles, as empresas têm tirado insights muito bons de melhoria de negócios, como por exemplo as sugestões de conteúdos da BBC, que já mencionei lá em cima no artigo.

Além disso, os dados estão possuindo cada vez mais valor agregado.

É  fácil ver isso no setor de seguros, no qual empresas utilizam os dados gerados pelo modelo de direção dos seus clientes e com isso conseguem gerar contas personalizadas e descontos no contrato. Vale a pena conferir nosso artigo sobre o tema.

E você pode aprender mais ainda sobre big data e consumidores neste post.

Bem legal, né?

E é deste modo que as APIs estão revolucionando o mercado de mídia e todos os tipos de mercado, assim que tiver mais novidades, com certeza vou trazer para vocês!