Olá, pessoal! Vamos continuar hoje a falar de SEO, prosseguindo o que começamos no artigo anterior, quando falamos sobre Práticas de SEO para imagens. Nos próximos textos ainda vamos falar de Analytics, uma com as ferramentas básicas e outra como retirar as informações necessárias e aplicar na prática em nosso site!
Agradeço ao carinho dos meus leitores pelo último artigo e novamente ao meu amigo Rafael Comin, que já está escrevendo aqui para o iMasters, dêem uma conferida no artigo dele que vale muito a pena!
Antes de começar o artigo, gostaria de passar dois canais de comunicação que tenho com meus leitores, tanto para tirar dúvidas, quanto para conhecer gente nova. Quem quiser me seguir no Twitter, trocar algumas palavras, experiências ou mesmo tirar dúvidas: @ravielcarvalho. Também tenho um grupo no MSN, criado faz algum tempo, já possui centenas de leitores, sempre que quiser conhecer gente nova da área e conversar, só adicionar no MSN: mgroup47555@hotmail.com. Além disso tudo, usem também os comentários aqui!
Vamos lá!
Na hora de começar o desenvolvimento, é preciso ficar atento a alguns detalhes importantes, que ajudam a organizar e estruturar o site para os mecanismos de busca:
MetaTags
As metatags que são responsáveis por definir como será a exibição do seu site nos buscadores e são uma peça fundamental para um bom funcionamento. Elas precisam ser planejadas, levando em consideração vários pontos importantes.
Elas são caracterizadas pela tag META, devem estar dentro da tag HEAD e devemos ter pelo menos três delas em nosso código. O que vai definir a função de cada uma é o parâmetro NAME e o seu valor será dado pelo parâmetro CONTENT, como no exemplo abaixo:
<META NAME="nomedoparametro" CONTENT="descricao">
Existem três itens importantes que devem ser utilizados em metatags separadas, são eles: AUTHOR, DESCRIPTION e KEYWORDS. Estes itens devem ser aplicados no parâmetro NAME, como no exemplo abaixo:
<META NAME="author" CONTENT="descricao">
<META NAME="description" CONTENT="descricao">
<META NAME="keywords" CONTENT="descricao">
AUTHOR – Menciona o criador da página. Algumas vezes a melhor opção é deixar o nome do próprio cliente, pois vai fornecer um retorno melhor para ele. Em outros casos utiliza-se a agência responsável como criadora.
DESCRIPTION – É a descrição que vai aparecer na busca orgânica dos navegadores (resultados que não são pagos/patrocinados). Deve ser algo curto e direto, não passando de 260 caracteres.
KEYWORDS – São as palavras-chave do site. Utilizando muitas palavras, não significa que terá melhores resultados. O número de palavras varia de cada projeto, o aconselhável seria em média 5 palavras, separadas por vírgula. De alguns anos para cá o Google não aceita lê mais as Keywords em suas buscas, por serem usadas de forma irregular, mas outros buscadores menores ainda aceitam.
Exemplo:
<META NAME="author" CONTENT="HostDime">
<META NAME="description" CONTENT="Revenda de Hospedagem de Sites com cPanel e WHMCS, Hospedagem de Sites,Servidores Dedicados em Data Center Próprio. Streaming. Suporte 24horas."><META NAME="keywords" CONTENT="web, host, hospedagem, sites, revenda, servidores">
Também é interessante salientar que estas tags podem vir do banco de dados, como palavras mais colocadas pelo cliente ou semelhante. Como também podem variar de página para página. Caso eu queira dar ênfase a um produto em específico, posso criar tags personalizadas somente para aquela página.
Estrutura
Com o avanço da tecnologia, os buscadores utilizam filtros avançados para detectar a relevância do site. Um código organizado e limpo conta pontos para melhores resultados na busca orgânica. Com todas as imagens e itens devidamente nomeados e com as tags recomendadas, ocorre uma melhor “leitura” do site.
Taxa de Rejeição
Na prática, isso exerce uma grande influência. Os mecanismos de busca levam em conta diversos fatores para o posicionamento de seus resultados e, entre eles, a taxa de rejeição é um dos mais importantes. Caso o usuário tenha entrado no seu site, logo após saído e seguido para outro na mesma busca, indica que seu site não possui conteúdo relevante sobre a palavra-chave buscada e conta um ponto negativo para seu posicionamento. O site tem que possuir um conteúdo planejado e ligado com as palavras escolhidas para a campanha. Isso não cabe somente para o site, como também para páginas específicas. Um determinado produto pode ‘sumir’ dos buscadores por sofrer alto item de rejeição.
Uma interação com o Analytics ou programa semelhante é extremamente necessária para mensurar os resultados e ver que páginas do site podem ser melhoradas ou como ocorre a navegação do usuário, se o produto desejado está tendo o destaque que foi planejado desde o início, entre outros dados. Caso o site seja bem monitorado e todas as páginas estudadas, o resultado final pode surpreender.
Curiosidade: Até mesmos fatores ‘simples’ influenciam nos mecanismos de busca. Um deles, por exemplo, é o tempo de registro de seu domínio. Em alguns buscadores, domínios assinados por 10 anos têm prioridade sobre domínios assinados por apenas 1 ano. Domínios concorridos têm sua assinatura ‘prolongada’ e isso leva o buscador a deduzir que ele possui um conteúdo relevante e um público maior.
BlackSEO
Hoje, muitos sites utilizam formas de BlackSEO para se destacarem em mecanismos de buscas. Vale lembrar que estas formas de SEO são proibidas e normalmente os sites são banidos dos resultados orgânicos (não pagos) das buscas. Um famoso caso é o da BMW, que teve uma campanha totalmente banida dos buscadores por ter utilizado formas de BlackSEO em seu código, comprometendo o rendimento da campanha como um todo.
Essa é uma forma de usar a ‘boa fé’ dos navegadores para ‘usurpar’ posições, utilizando descrições e parâmetros que lembrem outra marca ou conteúdo não relevante ao site, para ‘roubar’ visitas, ou mesmo utilizando as práticas de SEO de modo inadequado, com intenção de burlar o sistema do buscador. Por exemplo, domínios semelhantes aos originais, hoje já é uma forma de lucro. Não que seja proibido, mas se eu usar este domínio com planejamento de SEO para aparecer junto com o original, já existem irregularidades. Por exemplo, o domínio twiter.com.br é semelhante ao twitter.com. Caso eu faça o usuário buscar por ‘twitter’ e aparecer o TWITER na busca, com maior destaque, o site corre o risco de ser banido.
Uma das maneiras mais conhecidas é repetir a mesma palavra dezenas de vezes, da mesma cor do fundo e com fonte minúscula. Antigamente era muito usado, hoje em dia é algo extremamente proibido pelos maiores buscadores.
Curiosidades: BlackSEO x Textos
É muito comum receber de clientes textos não revisados ou com ortografia péssima. Excessos de pleonasmos ou a mesma palavra repetida diversas vezes em um texto curto, pode ser considerado BlackSEO. É sempre interessante, antes de “jogar” um texto ou mesmo no CMS, revisar excesso de palavras repetidas ou se o mesmo “martelado”, repetido.
Para finalizar, gostaria de agradecer à HostDime, uma das maiores no que faz no Brasil e que sempre apóia muito os meus projetos!
Até a próxima!