Analytics

12 nov, 2015

Por que investir em data analytics?

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Para que uma estratégia de marketing digital resulte em altos índices de engajamento e retorno, é crucial trabalhar com análises consistentes das informações expostas por seu público-alvo na rede. A partir de um estudo completo do comportamento de tráfego, comentários, curtidas, compartilhamentos, perfis de compra e outra série de dados, o gestor encontra elementos decisivos para o sucesso de uma ação – seja ela uma campanha de Ads, vídeos ou conteúdo nas redes sociais.

Poucos sabem, porém, que alcançar a consistência nas análises é uma tarefa difícil quando não há uma consultoria em Data Analytics. Isso porque a web possui um volume colossal de informações que se modificam a cada minuto, conforme ocorrem novas interações entre os usuários. Diante dessa grande quantidade de dados mutáveis, só nos resta investir em ferramentas inteligentes.

Ainda não se convenceu? Veja, a seguir, cinco motivos para apostar em uma coleta e análise robusta de dados:

1 – Descobrindo padrões comportamentais

Com as ferramentas de Data Analytics, é possível realizar um detalhamento estatístico das tendências e interesses dos consumidores, encontrando padrões de comportamento online entre determinados grupos do seu público. Sem dúvidas, trata-se de algo valioso para projetar táticas mais assertivas em marketing digital.

2 – Interpretação de dados complexos

O Data Analytics é a opção ideal quando a estratégia exige o cruzamento de vários dados para obter interpretações de um “cenário” completo. Suponhamos que você possua uma empresa de produtos de saúde e seja necessário cruzar dados comuns de peso, altura, idade e sexo em escala macro (um milhão de usuários, por exemplo), de modo a descobrir os grupos de pessoas e regiões com maior vulnerabilidade a doenças específicas. Isso só é executável com softwares de última geração e uma equipe especializada em Data Analytics.

3 – Customização das campanhas

Com os resultados obtidos nas ferramentas de tracking – programas que fazem o rastreamento das ações online –, você pode descobrir os elementos que encantam e aqueles que afastam os usuários da marca. Isso permite a constante otimização das campanhas, por meio da troca de anúncios, postagens e vídeos, aumentando consideravelmente suas chances de alcançar e até mesmo superar as expectativas do público.

4 – Total compreensão da jornada de compra

As ferramentas de Data Analytics possibilitam que a empresa faça uma verdadeira “vigília” da trajetória online que leva o consumidor até o seu produto e/ou serviço. Ao monitorar todos os canais, fica mais fácil compreender como ocorre a interação do usuário com a marca e em quais canais ele evolui para a decisão de compra.

5 – Aumento do ROI garantido

Não, não é mito. As estratégias de marketing digital embasadas em Data Analytics aumentam o retorno sobre investimento em até 25%, uma vez que a mensuração dos algoritmos entrega relatórios sobre as atribuições de cada canal online utilizado pela empresa. Com tais relatórios, os gestores da campanha conseguem colher insights para gerar mais interesse no consumidor, facilitar a tomada de decisão de compra e fortalecer a relação da marca com o seu público.

Indiscutivelmente, com os cinco motivos mencionados acima, fica claro que a consultoria em Data Analytics é uma etapa fundamental para maximizar a performance do seu marketing digital. Lembre-se de que adicionar valor e inteligência à sua estratégia é a grande “sacada” para sair à frente na competição do mercado.