Analytics

7 fev, 2012

O poder de usar listas para link building – Parte 01

Publicidade

Eu costumava passar muito tempo vasculhando o Google para encontrar os targets de links potenciais para sites dos meus clientes. Eu ainda faço isso, mas mudei totalmente minha abordagem nos últimos dezoito meses para tentar deixá-la mais eficiente. O objetivo foi fazer com que o primeiro lugar nos quais as buscas fossem realizadas, seriam em listas.

Listas são incríveis para fazer link building porque alguém já fez o trabalho duro para você. Se você conseguir encontrar listas bem preparadas e de boa qualidade de sites, então é bem possível que você tenha encontrado bons sites para se obter os links. Talvez você ainda queira fazer sua própria análise, mas o resultado final, provavelmente, vai conter boa parte dos sites que as SERPs, do Google, lhe mostraria.

Eu gosto de usar técnicas de link building em processos que as deixam mais fáceis de seguir e escalar, caso você precise automatizar partes do processo. O que eu uso pode ser dividido da seguinte forma:

  1. Encontre suas listas;
  2. Junte sua lista mestre;
  3. Filtre e priorize.

Eu pretendo tratar, em detalhes, dos três pontos citados acima, mas nesta primeira parte do artigo eu vou explicar apenas o primeiro passo. 

1. Encontre suas listas

Existem várias maneiras de fazer isso e, também, muitos lugares onde encontrá-las. Para deixar as coisas menos confusas, vamos pensar nos “tipos” de listas – elas estão em ordem de preferência pessoal:

  • Listas bem preparadas, encontradas em outros sites;
  • As listas de melhores X itens, encontradas em outros sites;
  • Listas públicas do Twitter;
  • Diretórios de boa qualidade.

Existem muitas outras divisões, mas essas já vão te dar targets de links o suficiente para te manter ocupado por um bom tempo!

Listas bem preparadas encontradas em outros sites

Existem vários tipos de listas e, pra mim, as melhores são aquelas que foram feitas com uma curadoria minuciosa, o que normalmente significa que são feitas por um especialista no quesito e que conhece bem os sites da sua indústria. Eu sempre tento encontrar esses sites primeiro, porque eles tendem a me dar os sites de maior qualidade – embora em pequena quantidade.

Meu método principal para encontrá-los começa de uma maneira muito simples; seria algo como: 

Isto pode me dar muita coisa para começar. Essa busca, por exemplo, me deu uma lista de sete blogs escolheidos pelo The Times, outra de dez blogs sobre direito, do Cision e uma lista de direito do trabalho, escolhidos por um advogado profissional.

Claro que você pode variar os tipos de busca que faz, então você pode ir um pouco mais fundo com algumas consultas avançadas de busca. Aqui está um rápido exemplo. 

Esta busca me deu alguns ótimos resultados, incluindo esta lista do Inner Temple e esta feita por uma firma de advocacia.

Aqui estão algumas outras que você pode usar que funcionariam no meu exemplo:

  • “list of * blogs” “uk law”;
  • “list of * websites” “uk law”;
  • list of uk law blogs inurl:resources.

O Garrett French também lista seu método para link building com listas e algumas buscas avançadas no Citation Labs.

Quando eu encontro sites de alta qualidade, eu normalmente os mantenho no Bookmarks do Chrome, para que eu possa encontrá-los facilmente no futuro. 

Você pode usar qualquer coisa que você queira para fazer isso, por exemplo: você poderia usar algo como Evernote e anexar a lista a um projeto. No Distilled, nós também mantemos um registro de targets de links no Buzzstream, o que significa que eles ficam mais fáceis de encontrar para realizar o acompanhamento.

As listas de melhores X itens encontradas em outros sites

Este é um dos favorito bem pessoal. A qualidade, às vezes, pode ser um pouco duvidosa, mas em geral você encontrará sites muito bons. O lado bom a respeito deles é que costumam ser atualizados a cada ano, então muitas dessas listas existem.

Parecidas com as listas feitas com uma curadoria, para encontrá-las pode-se começar com algo simples:

Eu obtive ótimos resultados, um deles inclusive foi uma lista feita pelo The Telegraph. É claro que você pode ir mais além e usar algo do tipo:

  • top * food blogs;
  • best * food blogs;
  • best food blogs inurl:links.

Existem tantas listas assim que parece ser até irreal. Eu gosto de pensar que esse número está diminuindo, uma vez que as pessoas estão se cansando; mas, francamente, eles ainda funcionam muito bem para tarefas como isca de link!

Listas públicas do Twitter

Você vai ter um pouco mais de trabalho para encontrar os sites nas listas, mas vale o esforço – e boa parte do processo pode ser automatizado. Na verdade você pode encontrá-los de várias maneiras. Uma das minhas favoritas é esta busca avançada no Google:

Uma vez que você tenha encontrado a lista, você clicará na aba “following”, que traz as pessoas que participam da lista, ao invés de seus tweets:

Isto te leva a uma URL como esta, que (se você quiser) te permite juntar os membros das listas. Então, você poderia juntar seus perfis usando algo como Google Docs with Xpath e encontrar os sites que elas contêm.

Para te ajudar com esta tarefa, eu criei uma planilha no Google Docs que você pode conseguir uma cópia aqui. Ele não é muito robusto, mas fará o trabalho em até 50 usernames de forma rápida e fácil. Certifique-se de que você esteja logado na sua conta Google e, então, clique em “Make a Copy”, no menu File. 

Outra maneira fácil é usar o Listorious, por exemplo, que tem uma interface boa e limpa e puxa as listas do Twitter baseada nas suas palavras-chaves:

Como eu disse, existem várias maneiras de encontrar essas listas. Eu acho que só de buscar pelas minhas palavras-chaves no Twitter e encontrar pessoas influentes, já me leva a algumas listas interessantes.

Diretórios de boa qualidade

Para ser honesto, eu não uso muito ese processo, mas ele pode ser útil em algumas indústrias de nicho, que podem não ter tantas listas criadas.

Pra nossa sorte, é super fácil e rápido encontrar uma lista de sites nos melhores diretórios. Meu primeiro resultado é o Dmoz. Eu tento ignorar o fato de que, atualmente, muitas categorias são controladas por SEOs! Você pode encontrar muitos sites de nicho bons no Dmoz. Por exemplo, você sabia que existe uma associação de tomadores de chá com um diretório de membros de blogs? Eu descobri isso no Dmoz!

Existem outros diretórios que têm uma boa qualidade, mas você provavelmente encontrará sites mais comerciais e de menor qualidade nas listas e terá que filtrá-los depois.

Alguns outros diretórios que vale a pena dar uma olhada:

E, por favor, não deixe de olhar o Yahoo! Directory. Existem sites muito bons lá, como esta lista de blogs de fotografia.

Certo, então agora nós temos vários lugares nos quais podemos encontrar listas. Em seguida, temos que confrontá-las com nossa lista mestre – de modo que possamos filtrar e classificar para encontrar nossa lista final de targets de links. Mas isso vamos ver no próximo artigo. Até lá!

***

Texto original disponível em: http://www.seomoz.org/blog/the-power-of-using-lists-for-link-building