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26 jun, 2012

Marketing de influência: o que é e porque você precisa fazê-lo – Parte 01

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O marketing de conteúdo é um tema que está cada vez mais em alta. E é sobre isso que vamos falar hoje. Antes de mais nada, aviso que dividi o conteúdo em duas partes, assim vocês podem entender e absorver uma parte, para depois fazer o mesmo com a outra. Vamos lá!

Cada vez mais as pessoas estão começando a perceber o poderoso papel que o conteúdo de alta qualidade desempenha na criação de visibilidade para sua marca na Internet. Seth Godin disse alguns anos atrás que “o marketing de conteúdo é o único marketing que restou“.

Uma das maiores razões para isso é a grande concorrência que existe na web hoje para quase toda oferta comercial. Por exemplo, você pode perceber isso se fizer uma pesquisa sobre o termo “lathe operation”, como mostrado a seguir:

Mesmo que este termo seja muito bem direcionado, gera mais de sete mil resultados. Certamente o usuário final só quer considerar algumas poucas opções. Como eu sempre gosto de dizer: “o Google só precisa de quatro resultados; então, como você fará para ser um desses quatro?”. Conteúdo superior é um componente chave para isso. Mas só ele não é o suficiente. A menos que o mundo chegue a conhecê-lo, o seu conteúdo não te levará a lugar nenhum. Você precisa ter uma maneira de divulgar. E é nesse ponto que o marketing de influência entra em jogo.

Por definição, influenciadores atingem um grande número de pessoas (muitas vezes mais do que você), e têm uma grande capacidade de influenciar a opinião do público.

A definição de “marketing de influência”

“Marketing de influência” é o nome que damos ao processo de desenvolvimento de relacionamento com pessoas influentes, que podem ajudar você na criação de visibilidade para seu produto ou serviço. Este tipo de marketing depende de você ter algo grande para oferecer aos seus clientes em potencial e ao público do influenciador e também depende de você construir um ótimo relacionamento com o mesmo.

Existem algumas maneiras, nas redes sociais, para que um influenciador tenha um grande impacto em seu negócio:

  1. Eles podem escrever um post, ou artigo, sobre você;
  2. Eles podem compartilhar informações sobre você em suas contas de mídia social;
  3. Eles podem pedir que você – ou permitir que você – hospede um artigo no site deles;
  4. Ou todos os itens acima (ou uma combinação deles).

Claro, eles também podem “curtir” ou dar um “+1” no seu conteúdo, o que tem um impacto menor, mas ainda é potencialmente interessante. Para recapitular os benefícios do influenciador, que muitas vezes têm um público maior do que o seu, ou, no mínimo, um diferente:

No entanto, o benefício é muito maior do que isso. Vamos dizer que você tinha cem seguidores em sua conta do Twitter que compartilharam uma parte do conteúdo e isso resultou em 20.000 pessoas vendo o que eles haviam compartilhado. Isso pode resultar em vinte ações adicionais e dez links.

Agora considere o mesmo público a ser atingido por um influenciador. Essas 20.000 conexões serão muito mais sensíveis ao conteúdo compartilhado por causa da confiança que têm no parecer do influenciador e este resultados resultam em cem ações adicionais e cinquenta links.

Isso é uma bela vantagem. Além disso, os mecanismos de pesquisa calculam ativamente o domínio do autor para que eles também coloquem mais peso sobre o voto do influenciador.

Aproveitando o influenciador

Como um fã de marketing de conteúdo, as chances são de que você já tenha seu próprio blog e suas próprias contas de mídia social. Você provavelmente já os usa em conjunto, então, certifique-se de que siga temas de conteúdo semelhantes e que toda vez que escrever um artigo em seu site, você o divulgará em suas contas sociais. Quando faz isso corretamente, você se prepara para o seguinte tipo de ciclo virtuoso:

Fazer isso com eficiência é um grande começo. Você pode aumentar sua audiência ao longo do tempo porque as pessoas que já estão conectadas à você irão compartilhar suas coisas e isso alcança a audiência dessas pessoas.

No entanto, isso funcionará de uma forma muito mais eficazmente se você puder simplificar o processo de duas formas:

  1. Desenvolver relacionamentos com grandes influenciadores para que eles assinem seu blog, te sigam, ou assinem sua página. Isto é possível desenvolvendo uma relação com o influenciador e desenvolvendo conteúdo do interesse deles. Aqui o retorno ocorre quando eles te escolhem para linkar ou compartilhar em uma rede social;
  2. Você alcança ativamente os influenciadores e é publicado diretamente na frente de suas audiências. Um exemplo disso é você escrever como convidados para o sites deles. O retorno aqui é bastante direto e acontece logo que o conteúdo é publicado.

Ambas as estratégias levam o influenciador a agir como um amplificador para sua voz.

No segunda parte do artigo vamos falar sobre como construir um relacionamento com um influenciador e seus principais pontos.

Até lá!

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Este artigo é uma republicação feita com permissão. SEOMoz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em: http://www.seomoz.org/blog/influencer-marketing-what-it-is-and-why-you-need-to-be-doing-it