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27 out, 2010

Links patrocinados: a revolução da mídia

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Mais uma daquelas histórias onde um simples ato, casado com o marketing digital, que revolucionou a forma de como se fazer propaganda na internet. Até 1998, ninguém imaginava que seria possível ganhar dinheiro com o sistema de resultados de um buscador ou, ainda, com sites empresariais e meios de comunicação online.

Foi neste ano que o empresário Bill Gross, através da empresa GoTo.com criou o “Link Patrocinado”, que é hoje uma das formas de propaganda mais utilizadas para chamar a atenção do consumidor internauta. Porém, foi em 2001, após a empresa ser batizada de Overture, que o Google comprou, pela bagatela de $ 540 milhões, o direito para poder utilizar os recursos da ferramenta.

Achou bastante dinheiro? Pois em 2002 o site “Cadê?” (empresa do Yahoo!) começou a vender links patrocinados. Nesta época comecei anunciar imãs de geladeira e cardápios magnéticos na internet. Em 2004, a Overture acabou sendo comprada pelo próprio Yahoo! por aproximadamente $ 2,8 bilhões. Três anos depois, os investimentos em links patrocinados nos Estados Unidos já ultrapassavam a barreira dos $ 7,48 bilhões.

A principal vantagem de uma empresa que utiliza o link patrocinado como divulgação é o seu posicionamento na página de resultados dos buscadores. Isso porque a enorme maioria dos internautas clica nos links que encontra na primeira página do Google e dos outros buscadores. Outra estratégia para a empresa é a possibilidade de escolher as palavras-chave de busca, decidir o quanto vai gastar por campanha, se pagará pelos cliques, escolhe em quais sites quer anunciar e vê sua campanha de marketing digital ganhar o triplo de velocidade, caso não utilizasse esse recurso.

Como resultado, a empresa ganha dinheiro com o site de uma forma geral e a cada clique feito por um consumidor. E como posso ter certeza disso? Basta ver uma pesquisa divulgada pela Forrester Research, onde 81% dos consumidores na internet encontram produtos usando sites de busca.

São vários os cases de sucessos de campanhas com links patrocinados. Em minha empresa já tivemos vários e todos eles mostram que uma boa colocação entre os primeiros resultados do Google aumenta de forma absurda o número de visitas no site de uma empresa. A otimização do site também é outro fator que contribiu para alavancar as vendas online e aumentar os números das campanhas de marketing digital.

O link patrocinado trabalha duplamente para efeitos imediatos de campanhas baseadas no marketing digital. Ele traz resultados no site, como também fora da internet. Com uma boa campanha, feita por especialistas da área, a empresa pode chegar ao topo dos sites de busca não só através do link pago, mas também pela busca orgânica. Nesta modalidade, de uma forma espontânea e em decorrência do bom desempenho através do link patrocinado, a empresa passa a estar entre as primeiras do chamado topo do Google.