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19 jun, 2009

Estratégia de Link Building

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No meu último artigo falei sobre a importância dos links internos para a otimização de sites. Agora, vou tratar sobre um assunto um pouco mais delicado: estratégias para conseguir links externos, também conhecidas como Link Building.

Link Building colabora para aumento de PageRank!

Estratégias de Link Building estão diretamente relacionadas a um possível aumento de PageRank. Consiga links relevantes para seu conteúdo e certamente o robô poderá considerar esses links como votos. Dessa forma, seu PageRank poderá aumentar, agregando vantagem competitiva ao seu site nos mecanismos de busca.

“Uma razão pela qual os links são tão importantes é que eles servem de votos em favor da qualidade do seu site. Quanto mais links levarem até o seu site, mais peso ele terá junto ao crawler de um motor de busca, o que por sua vez reverte em um melhor posicionamento no ranking, especialmente para sistemas como o Google, que usam um fator de ranking que avalia a qualidade, como o PageRank.” (Jerri Ledford, 2008)

Link Building como estratégia

Trata-se de uma estratégia simples de se explicar e complicada de se operar. Dependendo do negócio do site em questão, pode ser fácil atrair a atenção de outros sites para o seu, e o objetivo é que essa atenção se transforme em bons links. Imagine, por exemplo, um site de notícias. É fácil atrair links para um site assim, pois algumas pessoas poderão se interessar pelas notícias e oferecer links em seus próprios sites, blogs e redes sociais. Agora imagine um site de uma loja de instrumentos musicais. Como conseguir links? É um pouco mais difícil, mas não impossível!

Idéias para conseguir bons links externos

Jerri Ledford (2008) dá algumas dicas interessantes para atrair links externos:

  • Escrever artigos: textos interessantes e bem escritos possuem boas chances de serem referenciados através de links;
  • Blogs: manter bom relacionamento com blogueiros de uma determinada área de atuação pode resultar em links relevantes; e
  • Releases para a imprensa: notícias de sua empresa em sites de notícias podem render bons links à sua empresa.

Acrescento também algumas dicas de Martha Gabriel (2008):

  • Faça uma lista de recursos: lista de recursos, tabelas informativas, estatísticas, entre outras informações, que podem ser organizadas e disponibilizadas em uma página Web tornam-se bons alvos de links;
  • Desenvolva uma ferramenta útil: consegue imaginar algo mais relevante que uma ferramenta que pode ser amplamente utilizada por inúmeras pessoas? Ferramentas Web disponíveis em sites frequentemente são alvo de vários links. Em um fórum de discussões, por exemplo, essa ferramenta pode ser constantemente citada.

É possível fazer muitas coisas que atraiam links relevantes para o seu conteúdo, basta pensar em algo que tenha relação e relevância com o assunto tratado.

Links apontando para um site

A imagem acima explana bem a idéia de que existe um “mix de links” que apontam para o site. Mesmo aqueles links que possuem o atributo “nofollow” e não agregam valor no juice (parcela do PageRank) podem agregar alguma vantagem, pois serão vistos por outros usuários e, dessa forma, serão transformados em possibilidade de tráfego ou de outros links, pois as pessoas podem copiar o link em seus favoritos online, blogs, entre outros.

Compra de links? NÃO FAÇA ISSO. Você pode ser pego e todo seu trabalho anterior será perdido.

Links para uma loja de instrumentos musicais

Para ilustrar as dicas acima, farei um ensaio utilizando uma loja de instrumentos musicais:

  • Blog: essa loja pode manter um blog relacionado às últimas novidades em instrumentos musicais, disponibilizando artigos sobre o assunto, testes de instrumentos, entrevistas com músicos profissionais, entre outros. Manter um bom relacionamento com músicos donos de blogs poderá acarretar em bons links vindos dos blogs dessas pessoas para o da loja.
  • Assessoria de Imprensa: quando a imprensa for publicar alguma notícia sobre a loja, peça para que divulguem o endereço do site da loja na notícia. Pelo menos, se não houver link na matéria, o endereço vai estar lá e se o objetivo aqui é entregar um artefato relevante para o usuário, esse quesito será cumprido.
  • Listas e Tabelas: listas úteis de tabelas de preços e endereços de assistência técnicas de instrumentos podem ser páginas relevantes para outros sites. Sendo assim, essa loja poderia criar um ranking dos instrumentos mais vendidos atualmente, ou mesmo publicar testes que músicos fizeram com instrumentos, elaborar um ranking ou uma rede social onde músicos possam votar e discutir sobre instrumentos. Isso certamente atrairá bons links também.

No próximo artigo vou falar sobre a importância dos links de saída, e como isso pode colaborar positivamente para o bom posicionamento de um site. Dúvidas? É só me escrever!